Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Bula de Nomeação Episcopal - Arcebispo Metropolitano de Mariana

   

IOANNES PAULUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

Ao dileto filho Dom Gabriel Monteiro,
até aqui, Arcebispo Metropolitano de Aparecida,
nomeado Arcebispo Metropolitano de Mariana,
saudação, paz e bênção no Senhor.

    «Respondendo generosamente ao chamado do Senhor que como Pai amoroso chama todos os seus filhos e filhas a trabalharem na sua vinha, a Igreja que está em Roma sente-se responsável pelo cuidado por todas as Igrejas que formam a vinha do Senhor, isto é, a Igreja Una, Santa e Católica. Por isso, nunca deixamos de velar generosamente por toda a grei dispersa sobre a terra, a fim de que a Igreja corresponda com sua vocação de ser discípula e missionária do Senhor. 

    Deste modo, voltamos nossa atenção à Arquidiocese Metropolitana de Mariana. Em teu esforço pelo crescimento e cuidado desta Igreja dileta do Senhor presente na sua antiga sede, a grei de Aparecida, bem como no teu cuidado com as vocações presbiterais e com a organização do presbitério da mesma Igreja, mesmo quando parecia não ter saídas ou esperanças, vimos em ti os dotes necessários para que possas desempenhar com retidão o múnus episcopal agora a frente da Igreja de Mariana.

    Por isso, depois de ouvir o parecer da Congregação para os Bispos, usando de nossa autoridade apostólica, te desligamos da Sé de Aparecida e te NOMEAMOS e CONSTITUÍMOS Arcebispo Metropolitano de Mariana, com todos os direitos e deveres inerentes a este encargo. Ordenamos que tome posse o quanto antes do teu ofício, seguindo as rubricas do Pontifical Romano, lavre a ata, e te imporemos o pálio pastoral num momento oportuno.

    Exortamos o povo de Mariana que te receba como seu legítimo pastor, ao presbitério que te acolha como pai, ao teu bispo auxiliar que o considere um irmão mais velho, e todos vós aprendam uns com os outros, colocando-se sempre na dinâmica do serviço, que está no cerne do nosso ministério e da experiência da Igreja.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos três dias do mês de Abril, do ano de dois mil e vinte e quatro, primeiro de nosso pontificado. 

Ioannes Paulus, Pp. VI
Pontifex et Papam