Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Carta de Convocação do Ano da Vocação Sacerdotal - Nunciatura Apostólica para Portugal e Roma

 DOM EDUARDO TARAS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
TITULI DE MEDELITANA
PREFEITO DA CASA PONTIFÍCIA 
BISPO AUXILIAR DE ROMA
PRESIDENTE DA CONGREGAÇÃO PARA OS LEIGOS
NÚNCIO APOSTÓLICO PARA PORTUGAL E ROMA

_________________________

A todos os que lerem, saudações e benção no Senhor.

    Queridos irmãos e irmãs, a Vocação é um chamado feito a todos nós homens e mulheres deste mundo, um chamado direto de Deus aos seus filhos, um chamado de amor, chamado suplicante. Ao compreendermos a este chamado o mínimo a fazermos é responder "faça-se em mim segundo a tua vontade" assim como Maria grande vocacionada respondeu ao Senhor Deus.

    O Ano Litúrgico normalmente nos convida a refletir sobre um tema, aprofundar em oração na intenção que no mesmo é colocada, e vigilantes esperamos a graça que ele vai nos proporcionar, se de fato pedirmos com fé. A súplica confiante do povo a Deus. 

    Após refletir e entender a necessidade de suplicar mais na intenção pelas vocações, com a instrução divina chegamos ao consenso que nos é necessário rezar de forma intensificada pela Vocação ao Sacerdócio (diaconato e presbiterado).

    Por tanto, tendo à autoridade sobre o território da Diocese de Roma e da Diocese de Leiria-Fátima como Núncio Apostólico CONVOCO E ESTABELEÇO nestas duas Dioceses o Ano da Vocação Sacerdotal com o tema a frase de São João Maria Vianney: "O Sacerdote é o amor do Coração de Jesus" e o Lema: “Ide pelo mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda criatura! (Mc 16, 15) 

    A oração do Ano da Vocação Sacerdotal deve ser rezada após a Oração depois da Comunhão em todas missas em nosso território: 
Ó Deus nosso Pai, nós vos agradecemos pelo precioso dom do sacerdócio que, por vosso divino Filho, concedestes à vossa Igreja. Conservai no vosso santo serviço aqueles que chamastes para exercer, em nome de Jesus Cristo, a sublime missão de ensinar, santificar e conduzir o vosso povo santo. Dai-lhes força, alegria e fidelidade no exercício do sagrado ministério, mesmo diante das dificuldades que acompanham a vida dos discípulos e missionários de Jesus. Dai perseverança aos seminaristas e despertai entre os jovens muitas vocações para o ministério sacerdotal, a fim de que, o vosso povo santo possa contar com a indispensável presença daqueles que, em nome de vosso Filho, apascentam o vosso rebanho, repartem o Pão da palavra e o sustentam com a Sagrada Eucaristia
e os demais sacramentos. Amparados pela intercessão de Nossa Senhora e dos Santos Apóstolos, nós vos dirigimos esta súplica, por Jesus Cristo, Bom Pastor, Sumo e Eterno Sacerdote, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Vale lembrar que isso não menospreza as outras vocações, mas sim reforçar a necessidade de Santos Sacerdotes.  O hino que deverá ser cantado em menção ao Ano da Vocação Sacerdotal é:
Coração sacerdotal de Jesus, multiplicai os sacerdotes.
Coração sacerdotal de Jesus, santificai os sacerdotes.
Coração sacerdotal de Jesus, actuai, actuai, pelos sacerdotes.

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Rainha do clero,
rogai pelo Santo Padre, pelos nossos bispos,
por todo o clero e pelos nossos seminários. 


    O Ano da Vocação Sacerdotal funcionará em etapas. Será aberto, de forma oficial, no dia 22 de dezembro deste ano em Missa Solene presidida pelo Núncio Apostólico e posteriormente pelas Igrejas particulares. 

    Por fim, suplicamos a Nossa Senhora de Fátima e dos Santos Pedro e Paulo por este Ano da Vocação Sacerdotal. 

"Toda a Vocação Sacerdotal é um grande Mistério, um dom que supera infinitamente o homem" 
Papa São João Paulo II 

Dado e Passado no Gabinete do Núncio Apostólico para Portugal e Roma, no décimo terceiro do mês de dezembro no ano de graça de dois mil e vinte e três, Ano da Vocação Sacerdotal.

+Eduardo Taras
Núncio Apostólico Eleito