DOM VICTOR GABRIEL CARDEAL SANTOS
POR MERCÊ DE DEUS E DA SANTA SÉ APOSTÓLICA
CARDEAL-BISPO DI SABINA POGGIO-MIRTETO E ÓSTIA
SECRETÁRIO DE ESTADO DO VATICANO
SECRETÁRIO DE ESTADO DO VATICANO
DECANO DO SACRO COLÉGIO CARDINALÍCIO
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
PREFEITO DA CONGREGAÇÃO PARA O CULTO DIVINO E DISCIPLINA DOS SACRAMENTOS
A todos os que leram, saudações e bençãos no Senhor.
«O Senhor me chamou para uma nova missão»
«O Senhor me chamou para uma nova missão»
Após o período de vacância o Santo Padre tem como missão nomear pessoas de bem para ocupar funções na Cúria Romana, por isso o mesmo me nomeou prefeito dessa Congregação. Seguindo o que define a Constituição Apostólica ''Apparatus Christi'', de venerável memória do Santo Padre, Leão III, a missão da congregação é definida a partir do artigo 39:
Art. 39A Congregação ocupa-se de tudo o que, salvaguardada a competência da Congregação aa Doutrina da Fé, impende à Sé Apostólica acerca da regulamentação e promoção da sagrada liturgia, em primeiro lugar dos Sacramentos.
Art. 40Ela favorece e tutela a disciplina dos Sacramentos, de modo especial em tudo aquilo que diz respeito à válida e lícita celebração dos mesmos; concede, além disso, os indultos e as dispensas que em tal matéria ultrapassam as faculdades dos Bispos diocesanos.Art. 41§ 1. A Congregação promove com meios eficazes e adequados a ação pastoral litúrgica, de modo particular naquilo que se refere à celebração da Eucaristia; assiste os Bispos diocesanos, para que os fiéis participem cada vez mais ativamente na sagrada liturgia.§ 2. Provê à compilação ou correção dos textos litúrgicos; revê e aprova os calendários particulares e os Próprios das Missas e dos Ofícios das Igrejas particulares, bem como dos Institutos que usufruem desse direito.§ 3. Revê as traduções dos livros litúrgicos e as suas adaptações, preparadas legitimamente pelas Conferências Episcopais.
Atento a essas definições somos incumbidos de dar prosseguimento ao que se espera das atividades da congregação, por isso segue-se as nomeações dos oficiais:
- Dom Augusto Hoshiba, como secretário.
- Dom Lucas Reichert, como subsecretário.
- Pe. Gabriel Monteiro, como membro da comissão para as vestes litúrgicas.
Para a missão da Comissão para os Textos litúrgicos, nomeamos os queridos irmãos como segue-se:
- Dom Gustavo Cardeal Paes, como oficial.
- Pe. Álvaro de Souza, como oficial.
- Pe. Giovanni Aguilar, como oficial.
- Pe. Pedro Lima, como oficial.
- Cônego Miguel Miranda, como oficial.
Aos novos membros da congregação, que possam exercer com largueza a missão de defender a liturgia de nossa Igreja. Atentos as necessidades e circunstâncias que possam urgir em nosso orbi minecraftiano. Entregamos o nosso ministério à Virgem Maria, a Senhora Mãe da Igreja que os conduza nessa missão.
Dado e passado em Roma, na sede da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, no primeiro dia do mês de fevereiro de 2023, sob a coroa do Papa Bento VII,
Dado e passado em Roma, na sede da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, no primeiro dia do mês de fevereiro de 2023, sob a coroa do Papa Bento VII,
✠ Victor Gabriel Cardeal Santos
Prefeito da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos