Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Bula de Nomeação Episcopal - Arcebispo de São João Del Creeper

 

BENEDICTUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI

AD PERPETUAM REI MEMORIAM

Ao venerável irmão, Dom Gustavo Cardeal Paes, e a todos o que desta lerem, saúde e benção apostólica.

    Ao longo de toda a história da salvação Cristo sempre levanta homens dentre o povo para conduzi-los. No antigo testamento esse papel cabia aos profetas e patriarcas. Esse homens, muita vezes simples e sem grandes qualificações, recebem um chamado especial do Senhor para reconduzir o seu rebanho da idolatria paga e apostasia religiosa, para as veredas do único Deus. Inúmeras foram as vezes em o povo de Israel, deixando de olhar ao Senhor, se perdeu em meio a cultura pagã que os rodeava. Entretanto Deus em sua infinita misericórdia sempre escolheu homens tementes e piedosos, para que alertando o povo de seu pecado, os fizesse converter ao Senhor. Ouvi então a voz do Senhor que dizia: “Quem enviarei eu? E quem irá por nós?”. “Eis-me aqui” – disse eu –, “enviai-me.’’ (Isaías 6:8)

O ministério desses homens ao longo da sagrada escritura, muitas vezes é marcado por grande dificuldade. Além da dificuldade própria de qualquer ministério, devem enfrentar o ódio dos obstinado, que rejeitando a advertência do Senhor muitas vezes retaliam o profeta. Entretanto essas dificuldades não são capazes de impedir a ação divina. O chamado de Deus é irresistível, e cumprir seus propósitos é a alegria do coração de um santo. Seduzistes-me, Senhor; e eu me deixei seduzir! Dominastes-me e obtivestes o triunfo. Sou objeto de contínua irrisão, e todos zombam de mim. (Jeremias 20:7)

Na dinâmica da nova aliança, uma vez renascidos pelo sacramento do batismo todos nós nos tornamos reis, sacerdotes e profetas. Cabe a todos os cristãos anunciar a boa nova da salvação, como também cabe a todos reconduzir aqueles que se perderam ao longo do caminho. Ide antes às ovelhas que se perderam da casa de Israel. Por onde andardes, anunciai que o Reino dos Céus está próximo. (Mt 10:6,7)

Dentre esse povo de reis da nova aliança, Cristo configura a Si próprio homens especialmente consagrados, esse homens que exercem juntamente com o Senhor o pastoreio são os bispos. Sucessores dos apóstolos, a eles cabem conduzir seu rebanho para junto das pastagens celestes. Portanto os bispos como legítimos pastores da igreja devem estar sempre dispostos a se doar pelas ovelhas, sobretudo aquelas que cegas se distanciam do rebanho. Eu sou o bom-pastor. O bom-pastor expõe a sua vida pelas ovelhas. “Eu sou o bom-pastor. Conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem a mim, como meu Pai me conhece e eu conheço o Pai. Dou a minha vida pelas minhas ovelhas. Tenho ainda outras ovelhas que não são deste aprisco. Preciso conduzi-las também, e ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor. O Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar.” (João 10: 11,14-17)

Dessa forma olhando com carinho de pai para a arquidiocese de São João del Crepper, vemos necessidade de um novo pastor, capaz de reunir aquelas ovelhas que estão dispersas, e chamar a si com autoridade de profeta aqueles que dormem e vacilam em sua fé e ministério. Esse novo pai espiritual deve ser a seus filhos um exemplo de dedicação e amor, atraindo assim ao Cristo muitos que perderam o ardor missionário.

Desta forma, após escutar o parecer da Congregação para os Bispos e observando seus trabalhos e empenho que tens desenvolvido, o amor que já tens pelas suas ovelhas, NOMEAMOS-TE querido filho como Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de São João Del Creeper, usufruindo de todos os direito e deveres que advém desta nobre missão.

Exortamos que estas presentes letras sejam lidas perante todo o clero e povo de Deus e que sejas acolhido muito bem por este povo que o senhor já esteve realizando seus trabalhos. Que tomes posse na catedral que a ti, foi confiado, e recebas de nossas mãos o pálio pastoral, que seja lavrada 3 atas para arquivarmos em nossos documentos, na cúria da Arquidiocese e na Nunciatura Apostólica.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, aos dezesseis dias do mês de fevereiro do ano de dois mil e vinte e três, primeiro de Nosso Pontificado.

+ Benedictus , Pp. VII
Pontifex et Papam