Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Livreto | Deposição do Corpo do Papa Leão III no caixão

Foto: Vatican Media

 LIVRETO
DEPOSIÇÃO DO CORPO DO PONTÍFICE ROMANO NO CAIXÃO
PRESIDIDO POR DOM MARCO ANTONIO CARDEAL MARTINS

Basílica Vaticana
28.01.2023

1. Antes da missa fúnebre, o corpo do falecido Pontífice é colocado em um baú de madeira de cipreste. É encerrado na presença do Cardeal Camerlengo, dos Cardeais Chefes da Ordem, do Cardeal Arcipreste da Basílica Vaticana, do Cardeal ex-Secretário de Estado, do Cardeal Vigário para a Diocese de Roma, do Substituto da Secretaria de Estado, o Prefeito da Casa Pontifícia, o Esmoler do Sumo Pontífice, o Vice Camerlengo, uma representação dos Cônegos da Basílica de São Pedro, o Secretário do Sumo Pontífice, vestido de coro, e os familiares do falecido.

2. O Cardeal Camerlengo introduz o rito de fechar o caixão com estas palavras: 
Pres: Queridos irmãos e irmãs, estamos aqui reunidos para realizar alguns atos de misericórdia humana, antes da missa fúnebre do Romano Pontífice Leão. Depois de colocar o seu corpo mortal no caixão, leremos a escritura, que recorda a vida e as obras mais importantes do defunto Pontífice, pelas quais damos graças a Deus. Cobriremos o seu rosto com respeito e veneração, na viva esperança de que possa contemplar o rosto do Pai, juntamente com a Bem-aventurada Virgem Maria e todos os santos.

3. O Mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice lê o rógito, cujas cópias serão assinadas pelos presentes.

OBITUS, DEPOSITIO ET TUMULATIO 
LEO PP III SANCTAE MEMORIAE

Na luz de Cristo ressuscitado dos mortos, a 23 de Janeiro do ano do Senhor de 2023, às 20:45 horas da noite, quando a segunda-feira chegava ao fim, III Semana do Tempo Comum, o amado Pastor da Igreja, Leão III, passou deste mundo para o Pai. Toda a Igreja reunida em audiência acompanhou o seu trânsito.

Leão III foi 35º Papa. A Sua memória permanece no coração da Igreja e da humanidade inteira.

Victor Gabriel dos Santos, eleito Papa a 22 de Junho de 2021, nasceu em Roma, a 07 de Agosto de 1928 e foi baptizado a 10 de Outubro de 1928.

Aos dez anos recebeu a Primeira Comunhão e aos quinze o sacramento da Confirmação. Desde cedo houve o chamado ao sacerdócio, ingressando no Seminário Romano Maior aos dezesseis anos de idade. Recebeu a Ordenação Sacerdotal a 04 de Março de 1954. Foi pároco e reitor do Seminário Romano Maior.

Nomeado Bispo de Olinda a 17 de Janeiro de 1968. Criado Cardeal da Igreja Romana a 22 de Fevereiro de 1980. Foi Arcebispo de Mariana de 1995 a 21 de Junho de 2021

No Conclave foi eleito Papa pelos Cardeais a 22 de Junho de 2021 e assumiu o nome de Leão III. A 23 de Junho, iniciou solenemente o seu ministério Petrino.

O pontificado de Leão III foi marcado por uma grande reforma dentro da Igreja logo no início de seu ministério petrino, dentre elas no colégio dos cardeais e dos bispos.

Durante seu Pontificado foram criados 4 Cardeais, nomeados 11 Bispos. Dentre eles citamos Dom Marco Antonio Cardeal Martins e Dom Tiago Cardeal Pina, bem como de Dom Eduardo Taras. Que fielmente o acompanharam desde o início de sua missão.

Entre os documentos principais contam-se 6 Constituições Apostólicas, 2 Cartas Apostólicas, 44 Bulas, Criou diversas Dioceses e Arquidioceses dentro do meio virtual, além das Catequeses propostas nas Audiências gerais e das alocuções pronunciadas em todas as partes do mundo.

Podemos citar entre as Contituições Apostólicas, a “Apparatus Christi” e “Universi Domici Gregis I’’. De cartas a “Ecce Ego Sum’’ sobre o mês vocacional.

Durante seu Pontificado fora também renovado todo o clero existente em nossa realidade no Minecraft. Realizou diversos eventos promovendo vocações, entre eles a JMJ de 2021, Acampamento de Férias, dando uma atenção as redes sociais onde divulgando os trabalhos chegou a inúmeros jovens.

De especial destaque, colocamos a reforma total do Mapa, os trabalhos foram árduos e cansativos, porém dando uma beleza gigantesca ao novo Mapa “Christus Salvatore” ajudando os fiéis e sacerdotes a terem um lugar mais digno e belo para realizar a Santa Missa e atos litúrgicos. Sendo de crucial importância

Como "sacerdos magnus" exerceu o ministério litúrgico na Diocese de Roma e em todo o mundo, em plena fidelidade com a Igreja. Promoveu de maneira exemplar a vida e a espiritualidade litúrgica e a oração contemplativa, especialmente a adoração eucarística e a oração do Santo Rosário.

O magistério doutrinal de Leão III é muito rico. Guarda do depósito da fé, ele dedicou-se com sabedoria e coragem à promoção da doutrina católica, teológica, moral e espiritual, e a contrastar durante todo o seu Pontificado tendências contrárias à genuína tradição da Igreja.

Leão III deixou a todos um testemunho admirável de piedade, de vida santa e de paternidade universal.

As testemunhas das celebrações e da inumação.

CORPUS LEO P.M. 
VIXIT ANNOS XCV, MENSES V DIES XVI 
ECCLESIAE UNIVERSAE PRAEFUIT 
ANNOS I MENSES VII DIES I

Semper in Christo vivas, Pater Sancte!

4. O Cardeal Camerlengo convida os presentes à oração dizendo:
Pres:  Oremos.
5. E todos rezam algum tempo em silêncio.

6. Então o Cardeal Camerlengo continua:
Pres:  Deus onipotente e eterno, Senhor da vida e da morte, esperamos e cremos que a vida do Santo Padre Leão agora está escondida em ti. Que seu rosto, que perdeu a luz deste mundo, seja iluminado para sempre pela verdadeira luz que tem em ti a fonte inesgotável. Seu rosto, que buscou seus caminhos para mostrá-los à Igreja, agora vê seu rosto paterno. O seu rosto, que se afasta da nossa vista, contempla a tua beleza e recomenda-te o seu rebanho, Pastor eterno, que vive e reina pelos séculos dos séculos.

7. O Mestre das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice e o Secretário do Sumo Pontífice estenderam o véu de seda branca sobre o rosto do defunt0. Em seguida, o Cardeal Camerlengo asperge seu corpo com água benta.

8. O Maestro coloca no caixão o saco com as medalhas cunhadas durante o Pontificado do Pontífice defunto e o tubo com o rógito, depois de o ter selado com o selo do Ofício de Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice.

9. Enquanto o caixão está sendo fechado, o Salmo 41 (42) é dito.

SALMO 41 (42), 2-6 
Como a corça anseia por águas correntes, assim minha alma anseia por ti, ó Deus. Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando virei e verei a face de Deus? As lágrimas são o meu pão dia e noite, enquanto sempre me perguntam: Onde está o teu Deus?. Isso eu me lembro, e meu coração dói: Â no meio da multidão eu avancei entre os primeiros para a casa de Deus, em meio a alegres canções de uma multidão alegre. Por que choras, ó minha alma, por que gemes por mim? Espera em Deus: ainda poderei louvá-lo, ele, salvação da minha face e meu Deus.

Pres: Glória ao Pai, ao filho e ao Espírito Santo.
Ass: Como era no principio agora e sempre, Amém.

Pres: Dai-lhe, Senhor, o descanso eterno.
Ass: Que a luz perpétua o ilumine.

Pres: Descanse em paz.
Ass: Amém.

10. Todos se retiram em silêncio.