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Livreto Celebrativo - Ordenação Episcopal do Mons. Augusto Hoshiba e Lucas Reichert


LIVRETO 
ORDENAÇÃO EPISCOPAL
DOS MONSENHORES AUGUSTO HOSHIBA E LUCAS REICHERT
CELEBRADA POR SUA SANTIDADE
O PAPA LEÃO III

Basílica Vaticana - 10/12/2022

Ritos iniciais e Liturgia da Palavra

1. Antes do início da celebração o que será ordenado, o celebrante, bem como o cerimoniário, devem analisar cada parte da celebração, seguindo as rubricas de maneira diligente e minuciosa. 

2. A celebração de Ordenação Episcopal, só se inicie com a Bula de Nomeação, enviada pelo pontífice. Ou, caso a Bula de Nomeação não seja publicada, com a autorização do Núncio Apostólico. 
Se o ordenado está sendo ordenado em sua igreja catedral, logo depois da saudação ao ordenado, após o rito de ordenação, um dos presbíteros, se possível o Chanceler da Cúria, junto do ambão, lê a ata da posse enquanto todos ouvem, sentados e, no final, exclamam:
 Graças a Deus.

3. Realize-se a Ordenação do Bispo com o maior concurso possível de fiéis, num domingo ou dia festivo, particularmente numa festa dos Apóstolos, a não ser que razões pastorais aconselhem outro dia. Excluem-se, contudo, o Tríduo Pascal, a Quarta-Feira de Cinzas, toda a Semana Santa e a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.

4. Nas solenidades, nos domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa, nos dias dentro da oitava da Páscoa e nas festas dos Apóstolos, utiliza-se as orações, as leituras e a cor litúrgica do dia.

5. Além do bispo ordenante, é obrigatória a concelebração de outros dois bispos. Caso um destes bispos retire-se da celebração (e apenas restar 1 bispo co-sagrante); se não houver se iniciado o propósito do eleito, prossegue-se a celebração sem a ordenação; se já houver se iniciado o propósito do eleito, prossegue-se o rito de ordenação. 

6. Podem ser abençoadas, antes da missa, as insígnias. 

7. Ainda antes do início da celebração, o bispo ordenante informe aos leitores qual será a leitura, o salmo e o evangelho a ser lido.

CANTO DE ENTRADA

1. JESUS O BOM PASTOR, ÉS CANDURA E AMOR
TU VAIS A NOSSA FRENTE, TE SEGUIMOS BEM CONTENTES
O ALIMENTO NOS DARÁS.

TU ÉS NOSSO PASTOR ,
TE CONHECEMOS PELA TUA VOZ
NOSSO SENHOR E PROTETOR,
CUIDAS DE CADA UM DE NÓS. (BIS)

2. A PORTA ÉS TU JESUS, PARA A VIDA NOS CONDUZ
VIDA AGORA NESTA TERRA E TAMBÉM À VIDA ETERNA
TU NOS CHAMAS E ESPERAS.

3. REUNIDOS CÁ ESTAMOS, TUA PÁSCOA FESTEJAMOS
E LUTAMOS COM FERVOR, PRA SÓ UM SER O REBANHO
E SÓ UM SER O PASTOR

PROCISSÃO DE ENTRADA

8. Chegando ao altar e feita a devida reverência, o celebrante beija-o em sinal de veneração e, se for oportuno, incensa-o. Em seguida, todos dirigem-se às cadeiras.

SAUDAÇÃO
 
9. Terminado o canto de entrada, toda a assembleia, de pé, faz o sinal da cruz, enquanto o sacerdote diz:
Pres: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.

O sacerdote, voltado para o povo e abrindo os braços, saúda-o:
Pres: A paz esteja convosco.
Ass: O amor de Cristo nos uniu.

ATO PENITENCIAL 

Pres: O Senhor Jesus que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai.

10. Segue-se as invocações Senhor tende piedade de nós.

Pres: Senhor, que sois o eterno sacerdote da nova Aliança, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.

Pres: Cristo, que nos edificais como pedras vivas no templo santo de Deus, tende piedade de nós.
Ass: Cristo, tende piedade de nós.

Pres: Senhor, que nos tornastes concidadãos dos santos no reino dos céus, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.

Segue-se a absolvição sacerdotal:
Pres: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass: Amém.
 
HINO DE LOUVOR

CANTO

SOLO: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS!
TODOS: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS!

E PAZ NA TERRA AOS HOMENS POR ELE AMADOS.
NÓS VOS LOUVAMOS
NÓS VOS BENDIZEMOS
NÓS VOS ADORAMOS
NÓS VOS GLORIFICAMOS
NÓS VOS DAMOS GRAÇAS POR VOSSA IMENSA GLÓRIA!

SOLO: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS!
TODOS: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS!

SENHOR DEUS, REI DOS CÉUS, DEUS PAI TODO PODEROSO
SENHOR FILHO ÚNICO, JESUS CRISTO!
SENHOR DEUS, CORDEIRO DE DEUS, FILHO DE DEUS PAI!

SOLO: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS!
TODOS: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS!

VÓS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO,
TENDE PIEDADE DE NÓS!
VÓS, QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO,
ACOLHEI A NOSSA SÚPLICA!
VÓS, QUE ESTAIS SENTADO À DIREITA DO PAI,
TENDE PIEDADE DE NÓS!
TENDE PIEDADE DE NÓS!
PORQUE SÓ VÓS SOIS O SANTO!
SÓ VÓS SOIS O SENHOR!
SÓ VÓS SOIS O ALTÍSSIMO, JESUS CRISTO!
COM O ESPÍRITO SANTO,
NA GLÓRIA DE DEUS PAI. 
AMÉM!

TODOS: GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS!

ORAÇÃO DO DIA

11. Terminado o hino, de mãos unidas, o sacerdote diz:
Pres: Oremos.
E todos oram em silêncio, por algum tempo.
Então o sacerdote abrindo os braços reza a oração;
Ó Deus, Pastor eterno, que governais o vosso rebanho com solicitude constante, quereis hoje associar ao Colégio episcopal estes vossos servos, os Presbíteros Augusto Hoshiba e Lucas Reichert. Concedei que eles, com seu santo exemplo, se mostrem em toda a parte verdadeiras testemunha de Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.
Ass: Amém.
 
12. O leitor, do ambão, prossegue com as leituras que já foram escolhidas pelo celebrante.

PRIMEIRA LEITURA
(Is 61, 1-3a)

O espírito do Senhor repousa sobre mim

Leitor: Leitura do Livro do Profeta Isaías.
 
Leitor: O espírito do Senhor repousa sobre mim, porque o Senhor consagrou-me pela unção; enviou-me a levar a boa nova aos humildes, curar os corações doloridos, anunciar aos cativos a redenção, e aos prisioneiros a liberdade; proclamar um ano de graças da parte do Senhor, e um dia de vingança de nosso Deus; consolar todos os aflitos, dar-lhes um diadema em vez de cinzas, o óleo da alegria em vez de vestidos de luto, cânticos de glória em lugar de desespero. Então os chamarão as azinheiras da justiça, plantadas pelo Senhor para sua glória.

Leitor: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.
 
RESPONSÓRIO
(Sl 22(23))

— O Senhor é meu Pastor, não me falta coisa alguma.

— Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome.

— Ainda que eu atravesse o vale da morte, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo.

— Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça.

— A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias.


SEGUNDA LEITURA
(1Jo 3, 1-2)

Leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados.

Leitor: Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios.

Leitor: Exorto-vos, pois, prisioneiro que sou pela causa do Senhor, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos. Mas a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo, a uns ele constituiu apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas, pastores, doutores, para o aperfeiçoamento dos cristãos, para o desempenho da tarefa que visa à construção do corpo de Cristo, até que todos tenhamos chegado à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, até atingirmos o estado de homem feito, a estatura da maturidade de Cristo.


Leitor: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.
 
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

13. Segue-se o Aleluia ou outro canto (no tempo quaresmal).

ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!
EU SOU O BOM PASTOR, DIZ O SENHOR,
EU CONHEÇO AS MINHAS OVELHAS E ELAS ME CONHECEM A MIM.
 
14. Enquanto isso, o sacerdote, se usar incenso, coloca-o no turíbulo. O diácono que vai proclamar o Evangelho, inclinando-se diante do sacerdote, pede a bênção em voz baixa:
Diác: Dá-me a tua bênção.

O sacerdote diz em voz baixa:
Pres: O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho: em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Diác: Amém.

Se não houver diácono, o sacerdote, inclinado diante do altar, reza em silêncio;
Pres: Ó Deus todo-poderoso, purificai-me o coração e os lábios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho.
 
EVANGELHO
(Jo 21, 15-17)

O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e as velas, e diz:
Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.

O diácono, ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois, na fronte, na boca e no peito, diz:
Diác ou Sac: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Ass: Glória a vós, Senhor.

Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.
Diác ou Sac: Naquele tempo, tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas.
 
Terminado o Evangelho, o diácono ou o sacerdote diz:
Diác ou Sac: Palavra da Salvação.
Ass: Glória a vós, Senhor.

15. Terminada a proclamação, o livro dos evangelhos seja depositado sobre o altar.

SÚPLICA AO ESPÍRITO SANTO
 
16. Estando todos de pé, e sem mitra, canta-se o Veni Creator Spiritus.

CANTO

VENI CREATOR SPIRITUS, MENTES TUORUM VISITA,
IMPLE SUPERNA GRATIA, QUAE TU CREASTI, PECTORA.
 
QUI DICERIS PARACLITUS, ALTISSIMI DONUM DEI,
FONS VIVUS, IGNIS, CARITAS, ET SPIRITALIS UNCTIO.
 
TU SEPTIFORMIS MUNERE, DIGITUS PATERNAE DEXTERAE,
TU RITE PROMISSUM PATRIS, SERMONE DITANS GUTTURA.
 
ACCENDE LUMEN SENSIBUS, INFUNDE AMOREM CORDIBUS,
INFIRMA NOSTRI CORPORIS, VIRTUTE FIRMANS PERPETI.
 
HOSTEM REPELLAS LONGIUS, PACEMQUE DONES PROTINUS;
DUCTORE SIC TE PRAEVIO, VITEMUS OMNE NOXIUM.
 
PER TE SCIAMUS DA PATREM NOSCAMUS ATQUE FILIUM;
TEQUE UTRIUSQUE SPIRITUM CREDAMUS OMNI TEMPORE.
 
DEO PATRI SIT GLORIA, ET FILIO, QUI A MORTUIS
SURREXIT, AC PARACLITO IN SAECULORUM SAECULA.
AMEN.
 
17. Em seguida, o bispo ordenante principal e os outros Bispos ordenantes, se for preciso, aproximam-se das cadeiras preparadas para a Ordenação. Todos se assentam.

APRESENTAÇÃO DO ELEITO
 
18. Os eleitos são conduzidos pelos seus Presbíteros assistentes (se houverem) até em frente ao Bispo Ordenante principal, ao qual fazem uma reverência. Um dos Presbíteros assistentes, ou outro Presbítero, se dirige ao Bispo ordenante principal com estas palavras:

Sac: Reverendíssimo Pai, a Santa Mãe Igreja Católica pede que ordeneis para o Ministério episcopal o Presbítero Augusto Hoshiba.
 
Pres: Tens o mandato apostólico?
 
Sac: Aqui o temos.

19. Todos aclamam:
Ass: Graças a Deus.

______________________

Sac: Reverendíssimo Pai, a Santa Mãe Igreja Católica pede que ordeneis para o Ministério episcopal o Presbítero Lucas Reichert.
 
Pres: Tens o mandato apostólico?
 
Sac: Aqui o temos.

19. Todos aclamam:
Ass: Graças a Deus.

HOMILIA

20. O Bispo ordenante principal, estando todos sentados, faz a homilia na qual fala ao clero, ao povo e ao eleito sobre o ministério do Bispo, iniciando com base no texto das leituras feitas na Liturgia da Palavra.
 
PROPÓSITO DOS ELEITOS

21. Após a homilia, só os eleitos se levantam e permanecem de pé diante do Bispo Ordenante principal, que interroga a todos ao mesmo tempo:
Pres: Conforme o costume dos Santos Padres, aquele que é escolhido para Bispo deve ser interrogado diante do povo, quanto a fé e sua futura missão. Assim, queridos irmãos, quereis desempenhar até a morte a missa que nos foi confiada pelos Apóstolos, e que, por imposição de nossas mãos, vós será transmitida com a graça do Espírito Santo?
Eleito: Quero.

Pres: Quereis anunciar o Evangelho de Cristo com fidelidade e perseverança?
Eleito: Quero.

Pres: Quereis conservar em sua pureza e integridade o tesouro da fé, tal como foi recebido dos Apóstolos e transmitido na Igreja, sempre e em toda parte?
Eleito: Quero.

Pres: Quereis edificar a Igreja, corpo de Cristo, e permanecer na sua unidade com o Colégio dos Bispos, sob a autoridade do sucessor do Apóstolo Pedro?
Eleito: Quero.

Pres: Quereis obedecer fielmente ao sucessor do Apóstolo Pedro?
Eleito: Quero.

Pres: Quereis, com teus colaboradores, presbíteros e diáconos, cuidar do povo de Deus com amor de pai e dirigi-lo no caminho da salvação?
Eleito: Quero.

Pres: Quereis, por amor a Deus, mostrar-vos afáveis e misericordiosos para com os pobres e peregrinos e todos os necessitados?
Eleito: Quero.

Pres: Como bons pastores, quereis procurar as ovelhas errantes e conduzi-las ao rebanho do Senhor?
Eleito: Quero.

Pres: Quereis orar incessantemente pelo povo de Deus e desempenhar com fidelidade a missão do sumo sacerdócio?
Eleito: Quero, com a graça de Deus.

Pres: Deus, que vos inspirou este bom propósito, vos conduza sempre mais a perfeição.

LADAINHA DE TODOS OS SANTOS

22. Os Bispos tiram a mitra e todos se levantam. O Bispo ordenante principal, de pé, com as mãos postas, voltado para o povo, diz a invocação:
Pres: Oremos, irmãos e irmãs, para que Deus todo-poderoso derrame com largueza a sua graça sobre
 estes servos, escolhidos para o serviço da Igreja.

23. Os Eleitos se prostram e canta-se a ladainha, à qual TODOS respondem; nos domingos e no Tempo Pascal, todos permanecem de pé, nos outros dias, todos permanecem de joelhos. Neste caso, o Diácono diz:
Diác: Ajoelhemo-nos.
E todos se ajoelham.

27. Inicia-se a Ladainha de todos os Santos, segundo alguma das fórmulas abaixo:

CANTO

KYRIE, ELEISON
ASS: KYRIE, ELEISON.

CHRISTE, ELEISON
ASS: CHRISTE, ELEISON

KYRIE, ELEISON
ASS: KYRIE, ELEISON

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO MIGUEL E SANTOS ANJOS. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO JOÃO BATISTA E SÃO JOSÉ. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO PEDRO E SÃO PAULO. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SANTO ANDRÉ E SÃO TIAGO MENOR. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO JOÃO E SÃO TOMÉ. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO TIAGO MAIOR E SÃO FILIPE.
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO BARTOLOMEU E SÃO MATEUS. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO SIMÃO E SÃO TADEU. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO MATIAS E SANTA MARIA MADALENA.
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SANTO ESTEVÃO E SANTO INÁCIO DE ANTIOQUIA. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO LOURENÇO E SANTA INÊS. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SANTA PERPETUA E SANTA FELICIDADE. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO GREGÓRIO E SANTO ATANÁSIO. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SANTO AGOSTINHO E SÃO BENTO. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO BASÍLIO E SÃO MARTINHO. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO FRANCISCO E SÃO DOMINGOS. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SÃO FRANCISCO XAVIER E SÃO JOÃO MARIA VIANNEY. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SANTA CATARINA DE SENA E SANTA TERESA DE JESUS. 
ASS: ROGAI POR NÓS. 

TODOS OS SANTOS E SANTAS DE DEUS.
ASS: ROGAI POR NÓS. 

SEDE-NOS PROPÍCIO. 
ASS: OUVI-NOS, SENHOR.

PARA QUE NOS LIVREIS DE TODO MAL, DE TODO PECADO E DA MORTE ETERNA.
ASS: OUVI-NOS, SENHOR.

PELA VOSSA ENCARNAÇÃO, MORTE E RESSURREIÇÃO. 
ASS: OUVI-NOS, SENHOR.

 PELA EFUSÃO DO ESPÍRITO SANTO.
ASS: OUVI-NOS, SENHOR.

APESAR DE NOSSOS PECADOS. 
ASS: OUVI-NOS, SENHOR.

PARA QUE VOS DIGNEIS CONDUZIR E PROTEGER A VOSSA IGREJA. 
ASS: OUVI-NOS, SENHOR.

PARA QUE VOS DIGNEIS CONSERVAR NO VOSSO SANTO SERVIÇO, O PAPA, OS BISPOS E TODO O CLERO. 
ASS: OUVI-NOS, SENHOR.

PARA QUE VOS DIGNEIS ABENÇOAR SANTIFICAR E CONSAGRAR ESTES ELEITOS. 
ASS: OUVI-NOS, SENHOR.

PARA QUE VOS DIGNEIS CONCEDER A TODOS OS POVOS A PAZ E A VERDADEIRA CONCÓRDIA. 
ASS: OUVI-NOS, SENHOR.

PARA QUE VOS DIGNEIS MANIFESTAR A VOSSA MISERICÓRDIA A TODOS QUE SOFREM TRIBULAÇÕES. 
ASS: OUVI-NOS, SENHOR.

PARA QUE VOS DIGNEIS CONSERVAR-NOS E CONFORTAR-NOS NO VOSSO SANTO SERVIÇO.
ASS: OUVI-NOS, SENHOR.

JESUS, FILHO DO DEUS VIVO. 
ASS: OUVI-NOS, SENHOR.

CRISTO, OUVI-NOS. 
ASS: CRISTO, OUVI-NOS. 

CRISTO, ATENDEI-NOS. 
ASS: CRISTO, ATENDEI-NOS.

28. Terminada a ladainha, só o Ordenante principal, de pé, com as mãos estendidas diz: 
Pres: Atendei, ó Pai, as nossas súplicas para que, ao derramardes sobre estes vossos servos a plenitude da graça sacerdotal, desça sobre eles a força da vossa bênção. Por Cristo, nosso Senhor. 
Ass: Amém.

29. Se estiverem ajoelhados, o diácono diz: 
Levantai-vos. 
E todos se levantam.

IMPOSIÇÃO DAS MÃOS E PRECE DE ORDENAÇÃO

30. Os eleitos levantam-se, aproximam-se do Ordenante principal, que está de pé diante da cátedra, com mitra, e ajoelham-se diante dele.

31. Em silêncio, o Bispo Ordenante principal impõe as mãos sobre a cabeça de cada um dos eleitos; depois dele, os dois co-ordenantes principais, seguidos de todos os Bispos, aproximando-se um após o outro, impõe as mãos aos eleitos, em silêncio. Os Bispos ordenantes permanecem de pé ao lado do Bispo Ordenante principal até o fim da prece de ordenação, mas de tal modo que sejam vistos por todos os fiéis.

33. Em seguida, o Bispo Ordenante principal recebe de um diácono o livro dos Evangelhos e o impõe, aberto, sobre a cabeça de cada um dos eleitos; dois diáconos, um à direita e outro à esquerda de cada um dos eleitos, seguram o livro dos Evangelhos sobre a cabeça deles até o fim da prece de ordenação. Na ausência de diáconos, os presbíteros podem segurar.

34. Tendo os eleitos ajoelhados à sua frente, o Bispo Ordenante principal, com os outros Bispos a seu lado, todos sem mitra, de mãos estendidas, diz a Prece de Ordenação:
Pres: Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai de misericórdia e Deus de toda consolação, Vós habitais no mais alto dos céus, e voltais o vosso olhar para os humildes; conheceis todas as coisas antes que aconteçam pela vossa palavra estabelecestes leis na Igreja; e escolhestes desde o principio um povo santo, descendente de Abraão, dando-lhes chefes e sacerdotes, e, jamais deixastes sem ministros o vosso santuário, porque, desde o princípio, quisestes ser glorificado em vossos Eleitos.

35. A parte da Prece de Ordenação que segue é proferida por todos os Bispos ordenantes, de mãos unidas, mas em voz baixa, de modo que a voz do Bispo ordenante principal, possa claramente ser ouvida.
Enviai agora sobre este Eleitos a força que de vós procede, o Espírito Soberano, que destes ao vosso amado Filho, Jesus Cristo, e ele transmitiu aos santos Apóstolos, que fundaram a Igreja em toda a parte, como vosso templo, para gloria e perene louvor do vosso nome.

36. O Bispo ordenante principal, continua sozinho: 
Ó Pai, que conheceis os corações, concedei que estes vossos servos, escolhidos para Bispos, apascentem o vosso rebanho e exerçam, de modo irrepreensível, a plenitude do sacerdócio. Que eles vos sirvam dia e noite, intercedendo junto a vós pelo seu povo, e oferecendo os dons da vossa Igreja. Pela força do Espírito Santo, que a plenitude do sacerdócio lhes comunica, concedei-lhes o poder de perdoar os pecados segundo o vosso mandamento, eles distribuam os ministérios segundo o vosso preceito, e desliguem todo o vínculo conforme o poder dado aos Apóstolos. Pela mansidão e pureza de coração, que eles sejam para vós oferenda agradável por vosso Filho, Jesus Cristo. Por ele, ó Pai, recebeis com o Espírito Santo a glória, o poder e a honra na Igreja santa, agora e para sempre. 
Ass: Amém.

37. Terminada a Prece de Ordenação, os Diáconos retiram o evangeliário que seguravam sobre a cabeça de cada um dos Ordenados e o seguram nas mãos até que seja entregue ao Ordenado. Todos sentam-se e o Bispo Ordenante principal bem como os Ordenantes colocam a mitra.

UNÇÃO DA CABEÇA E 
ENTREGA DO LIVRO DOS EVANGELHOS E DAS INSÍGNIAS

38. O Bispo sagrante principal, revestido de gremial branco, recebe de um dos Diáconos o frasco com óleo do Crisma e unge a cabeça de cada um dos Ordenados, ajoelhado diante de si, dizendo:
Pres: Deus, que te fez participar da plenitude do sacerdócio de Cristo, derrame sobre ti o bálsamo da unção, enriquecendo-te com a bênção da fecundidade espiritual.

CANTO

OLIO CHE CONSACRA
OLIO CHE PROFUMA
OLIO CHE RISANA LE FERITE CHE ILLUMINA

1. IL TUO OLIO SANTIFICA, SPIRITO DI DIO
CON LA TUA FIAMMA CONSACRAMI
TU SAPIENZA DEGLI UMILI, SPIRITO DI DIO
SUL TUO CAMMINO CONDUCIMI

2. FA DI ME UN’IMMAGINE, SPIRITO DI DIO
DEL TUO AMORE CHE LIBERA
TU SPERANZA DEGLI UMILI SPIRITO DI DIO
ROCCA INVINCIBILE, PROTEGGIMI

3. SENZA TE SONO FRAGILE; SPIRITO DI DIO
LA TUA FORZA INFONDIMI
LE FERITE RISANAMI, SPIRITO DI DIO
TU GUARIGIONE DELL’ANIMA

39. Ao terminar a unção, o Bispo ordenante principal pode lavar as mãos.

40. O Bispo ordenante principal recebendo do diácono o Evangeliário, entrega-o a cada um dos Ordenados, dizendo:
Pres: Recebe o Evangelho e anuncia a palavra de Deus com toda a constância e desejo de ensinar.

41. Após o Bispo ordenado receber o evangeliário, o entrega ao diácono que o leva a credência ou ao ambão.

42. O Bispo ordenante principal, põe o anel no dedo anular da mão direita de cada um dos Ordenados, dizendo:
Pres: Recebe este anel, símbolo da fidelidade; e com fidelidade invencível guarda sem mancha a Igreja, esposa de Deus.

43. Em seguida, o Bispo ordenante principal impõe a mitra aa cada um dos Ordenados, dizendo:
Pres: Recebe a mitra e brilhe em ti o esplendor da santidade, para que quando vier o Príncipe dos pastores, mereças receber a imarcescível coroa da glória.

44. Por fim, entrega a cada um dos Ordenados o báculo pastoral, dizendo:
Pres: Recebe o báculo, símbolo do serviço pastoral, e cuida de todo o rebanho, no qual o Espírito Santo te constituiu Bispo a fim de apascentares a Igreja de Deus.

45. Se, porém, a Ordenação não se realizou junto à catedral, o Bispo ordenante mantém a presidência, e os ordenados ocupam os primeiros lugares entre os Bispos concelebrantes.

46. Finalmente, tendo deposto o báculo, os Ordenados se levantam e recebem a saudação da paz do Ordenante principal e todos os Bispos.

47. Se oportuno neste momento escolha-se um canto apropriado.

CANTO

SOU BOM PASTOR OVELHAS GUARDAREI
NÃO TENHO OUTRO OFICIO NEM TEREI
QUANTAS VIDAS EU TIVER EU LHES DAREI
 
MAUS PASTORES, NUM DIA DE SOMBRA
NÃO CUIDARAM E O REBANHO SE PERDEU
VOU SAIR PELO CAMPO REUNIR O QUE É MEU
CONDUZIR E SALVAR
 
VERDES PRADOS E BELAS MONTANHAS
HÃO DE VER O PASTOR, REBANHO ATRÁS
JUNTO A MIM, AS OVELHAS TERÃO MUITA PAZ
PODERÃO DESCANSAR

49. Inicia-se o canto do ofertório, enquanto os ministros colocam no altar o corporal, o sanguinho, o cálice e o missal.

50. Convém que os fiéis manifestem a sua participação, trazendo o pão e o vinho para a celebração da Eucarística, ou outros dons para o auxílio da comunidade e dos pobres.

CANTO DE OFERTÓRIO

SENHOR, FAZEI-ME INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ
ONDE HOUVER ÓDIO, QUE EU LEVE O AMOR
ONDE HOUVER OFENSA, QUE EU LEVE O PERDÃO
ONDE HOUVER A DISCÓRDIA, QUE EU LEVE A UNIÃO
ONDE HOUVER DÚVIDA, QUE EU LEVE A FÉ
ONDE HOUVER ERRO, QUE EU LEVE A VERDADE
ONDE HOUVER DESESPERO QUE EU LEVE A ESPERANÇA
ONDE HOUVER A TRISTEZA, QUE EU LEVE ALEGRIA
ONDE HOUVER TREVAS, QUE EU LEVE A LUZ

Ó MESTRE, FAZEI-ME QUE EU PROCURE MAIS, CONSOLAR QUE SER CONSOLADO
COMPREENDER QUE SER COMPREENDIDO
AMAR, QUE SER AMADO
POIS É DANDO QUE SE RECEBE
É PERDOANDO QUE SE É PERDOADO
E É MORRENDO QUE SE VIVE PARA A VIDA ETERNA

OFERTÓRIO

51. O sacerdote, de pé, toma a patena com o pão e, elevando-a um pouco sobre o altar, reza em silêncio:
Bendito sejais, senhor, Deus do Universo, pelo pão que recebemos da Vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano: que agora Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Pão da vida.
Se não houver canto ao ofertório o povo acrescenta a aclamação:
Ass: Bendito seja Deus para sempre!

52. Em seguida, coloca a patena com o pão sobre o corporal. O diácono ou o sacerdote derrama vinho e um pouco d´água no cálice, rezando em silêncio:
Pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.

53. Em seguida, o sacerdote toma o cálice e, elevando-o um pouco sobre o altar, reza em silêncio:
Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos da Vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano: que agora Vos apresentamos e que para nós se vai tornar Vinho da Salvação.
Ass: Bendito seja Deus para sempre!
Coloca o cálice sobre o corporal.

54. O sacerdote, inclinado, reza em silêncio:
De coração contrito e humilde, sejamos, Senhor, acolhidos por vós; e seja o nosso sacrifício de tal modo oferecido que vos agrade, Senhor, nosso Deus.

55. Se for oportuno, incensa as oferendas e o altar. Depois o diácono ou o ministro incensa o sacerdote e o povo.

56. O sacerdote, de pé, ao lado do altar, lava as mãos, dizendo em silêncio:
Lavai-me, Senhor, de minhas faltas e purificai-me de meus pecados.
 
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS

57. No meio do altar e voltado para o povo, estendendo e unindo as mãos, o sacerdote diz:
Pres: 
 Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Ass: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu  nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
 
Em seguida, abrindo os braços, o sacerdote reza a oração sobre as oferendas:
Pres: Sejam de vosso agrado, ó Deus, estas oferendas, que vos apresentamos em favor da vossa Igreja e destes vossos servos, os Bispo Augusto Hoshiba e Lucas Reichert, e revesti com as virtudes apostólicas para o bem de suas dioceses aqueles que do meio do vosso povo escolhestes para Bispos. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

PREFÁCIO PRÓPRIO
O Sacerdócio de Cristo e o Ministério Sacerdotal

Começando a Oração Eucarística, o sacerdote abre os braços e diz:
Pres: O SENHOR ESTEJA CONVOSCO.
Ass: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.

Erguendo as mãos, o sacerdote prossegue:
Pres: CORAÇÕES AO ALTO.
Ass: O NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM DEUS

O sacerdote, com os braços abertos, acrescenta:
Pres: DEMOS GRAÇAS AO SENHOR, NOSSO DEUS.
Ass: É NOSSO DEVER E NOSSA SALVAÇÃO.
O sacerdote, de braços abertos, continua o prefácio.

Pres: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Pela unção do Espírito Santo, constituístes vosso Filho unigênito Pontífice da nova e eterna aliança. E estabelecestes que seu único sacerdócio se perpetuasse na Igreja. Por isso, vosso Filho, Jesus Cristo, enriqueceu a Igreja com um sacerdócio real. E, com bondade fraterna, escolhe homens, que, pela imposição das mãos, participem do seu ministério sagrado. Em nome de Cristo, estes renovam para nós o sacrifício da redenção humana, servindo aos fiéis o banquete da Páscoa. Presidindo o povo na caridade, eles o alimentam com vossa palavra e o restauram com vossos sacramentos. Dando a vida por vós e pela salvação de todos, procuram assemelhar-se cada vez mais ao próprio Cristo, testemunhando, constantes, a fidelidade e o amor para convosco. Por essa razão, com os anjos do céu e com as mulheres e os homens da terra, unidos a todas as criaturas, proclamamos, jubilosos, a vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:

CANTO

SANTO, SANTO, SANTO, SENHOR DEUS DO UNIVERSO!
O CÉU E A TERRA PROCLAMAM A VOSSA GLÓRIA!

HOSANA NAS ALTURAS! HOSANA! (BIS)

BENDITO É AQUELE QUE VEM, EM NOME DO SENHOR!
BENDITO É AQUELE QUE VEM, EM NOME DO SENHOR!

HOSANA NAS ALTURAS! HOSANA! (BIS)
 
ORAÇÃO EUCARÍSTICA II
 
81. O sacerdote, de braços abertos, diz:
Pres: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade.
Une as mãos e as estende sobre as oferendas, dizendo:
Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.
O sacerdote une as mãos.

82. Nas fórmulas que se seguem, as palavras do Senhor sejam proferidas de modo claro e audível, como requer a sua natureza.
Pres: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão,
Toma o pão, mantendo-o um pouco elevado sobre o altar, se inclina, e prossegue:
ele tomou o pão, deu graças e o partiu e deu a seus discípulos.
Mostra ao povo a hóstia consagrada, coloca-a na patena, fazendo genuflexão para adorá-la.

83. Então prossegue:
Do mesmo modo, ao fim da ceia,
Toma o cálice nas mãos, mantendo-o um pouco elevado sobre o altar, se inclina, e prossegue:
ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente o deu a seus discípulos.
Mostra o cálice ao povo, coloca-o sobre o corporal, e faz genuflexão para adorá-lo.

84. Em seguida, diz:
Eis o mistério da fé!
Ass: Anunciamos, Senhor, a vossa morte e proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

85. O sacerdote, de braços abertos, diz:
Pres: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir. E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.

1C: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade com o papa Leão, com estes vossos servos Augusto Hoshiba e Lucas Reichert, que hoje quisestes prover como pastores da igreja e todos os ministros do vosso povo.

2C: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.

3C: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a virgem Maria, mãe de Deus, com os santos apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.

86. Ergue o cálice e a patena com hóstia, dizendo:
Pres: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
Ass: Amém!
 
ORAÇÃO DO SENHOR

102. Tendo colocado o cálice e a patena sobre o altar, o sacerdote diz unindo as mãos:
Pres: Obedientes à palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:
O sacerdote abre os braços e prossegue com o povo:
PATER NOSTER, QUI ES IN CAELIS:
SANCTIFICETUR NOMEN TUUM;
ADVENIAT REGNUM TUUM;
FIAT VOLUNTAS TUA, SICUT IN CAELO, ET IN TERRA.
PANEM NOSTRUM COTIDIANUM DA NOBIS HODIE;
ET DIMITTE NOBIS DEBITA NOSTRA,
SICUT ET NOS DIMITTIMUS DEBITORIBUS NOSTRIS:
ET NE NOS INDUCAS IN TENTATIONEM;
SED LIBERA NOS A MALO.
 
103. O sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos:
Pres: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.
O sacerdote une as mãos. O povo conclui a oração aclamando:
Ass: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
 
104. O sacerdote, de braços abertos, diz em voz alta:
Pres: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade.
O sacerdote une as mãos e conclui:
Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
O povo responde:
Ass: Amém.
 
105. O sacerdote, estendendo e unindo as mãos, acrescenta:
Pres: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
O povo responde:
Ass: O amor de Cristo nos uniu.
 
SAUDAÇÃO DA PAZ

106. Em seguida, se for oportuno, o diácono ou o sacerdote acrescenta estas palavras ou outras semelhantes:
Diác: No Espírito de Cristo ressuscitado, saudai-vos com um sinal de paz.
E todos, segundo o costume do lugar, manifestam uns aos outros a paz e a caridade; o sacerdote saúda o diácono ou o ministro.
 
FRAÇÃO DO PÃO

107. Em seguida, o sacerdote parte o pão consagrado sobre a patena e coloca um pedaço no cálice, rezando em silêncio:
Pres: Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna.
 
108. Enquanto isso, canta-se:

CANTO

CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO
TENDE PIEDADE DE NÓS! 
TENDE PIEDADE DE NÓS!

CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO
TENDE PIEDADE DE NÓS! 
TENDE PIEDADE DE NÓS!

CORDEIRO DE DEUS QUE TIRAIS O PECADO DO MUNDO
DAI-NOS A PAZ!

109. O sacerdote, de mãos unidas, reza em silêncio:
Pres: Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que cumprindo a vontade do Pai e agindo com o Espírito Santo,pela vossa morte destes vida ao mundo, livrai-me dos meus pecados e de todo mal; pelo vosso Corpo e pelo vosso Sangue, dai-me cumprir sempre a vossa vontade e jamais separar-me de vós.
 
ET AGNUS DEI

110. O sacerdote faz genuflexão, toma a hóstia, elevando-a sobre a patena, diz em voz alta, voltado para o povo:
Felizes os convidados para o Banquete nupcial do Cordeiro. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
E acrescenta, com o povo, uma só vez:
Ass: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
 
COMUNHÃO

111. O sacerdote, voltado para o altar, reza em silêncio:
Que o Corpo de Cristo me guarde para a vida eterna.
Comunga o Corpo de Cristo.
Depois, segura o cálice e reza em silêncio:
Que o Sangue de Cristo me guarde para a vida eterna.
Comunga o Sangue de Cristo.

112. Toma a patena ou o cibório e, mostrando a hóstia um pouco elevada aos que vão comungar e diz a cada um:
O Corpo de Cristo.
O que vai comungar responde:
Amém.
O diácono, ao distribuir a sagrada comunhão, procede do mesmo modo.

113. Se houver comunhão sob as duas espécies, observe-se o rito prescrito.

114. Enquanto o sacerdote comunga do Corpo de Cristo, faça-se a oração da comunhão espiritual e em seguida inicia-se o canto da comunhão.

ORAÇÃO DE COMUNHÃO ESPIRITUAL 

Todos: Meu Jesus, eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, ao meu coração. Abraço-me convosco come se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! Não permitais que torne a Separar-me de vós! Amém!

115. Terminada a comunhão, o sacerdote, o diácono ou acólito purifica a patena e o cálice.
Enquanto se faz a purificação, o sacerdote reza em silêncio:
Fazei, Senhor,que conservemos num coração puro o que a nossa boca recebeu. E que esta dádiva temporal e transforme para nós em remédio eterno.

116. O sacerdote pode voltar a cadeira. É aconselhável guardar um momento de silêncio ou recitar algum salmo ou canto de louvor.
 
CANTO DE COMUNHÃO

PELOS PRADOS E CAMPINAS, VERDEJANTES, EU VOU
É O SENHOR QUE ME LEVA A DESCANSAR
JUNTO ÀS FONTES DE ÁGUAS PURAS, REPOUSANTES, EU VOU
MINHAS FORÇAS O SENHOR VAI ANIMAR

TU ÉS, SENHOR, O MEU PASTOR
POR ISSO NADA EM MINHA VIDA FALTARÁ!
TU ÉS, SENHOR, O MEU PASTOR
POR ISSO NADA EM MINHA VIDA FALTARÁ!

NOS CAMINHOS MAIS SEGUROS, JUNTO D'ELE, EU VOU
E PRA SEMPRE O SEU NOME EU HONRAREI
SE EU ENCONTRO MIL ABISMOS, NOS CAMINHOS, EU VOU
SEGURANÇA SEMPRE TENHO EM SUAS MÃOS

AO BANQUETE EM SUA CASA, MUITO ALEGRE, EU VOU
UM LUGAR EM SUA MESA ME PREPAROU
ELE UNGE MINHA FRONTE E ME FAZ SER FELIZ
E TRANSBORDA A MINHA TAÇA EM SEU AMOR

BEM A FRENTE DO INIMIGO, CONFIANTE, EU VOU
TENHO SEMPRE O SENHOR JUNTO DE MIM
SEU CAJADO ME PROTEGE E EU JAMAIS TEMEREI
SEMPRE JUNTO DO SENHOR EU ESTAREI

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO

117. De pé, junto à cadeira ou ao altar, o sacerdote diz:
Pres: Oremos.
E todos, com o sacerdote, rezam algum tempo de silêncio, se ainda não o fizeram. Em seguida o sacerdote abrindo os braços diz a oração:
Ó Deus, pela força da Eucaristia, derramai sobre os Bispos Augusto Hoshiba e Lucas Reichert, os dons de vossa graça, para que desempenhem dignamente seu ministério pastoral, e, servindo com fidelidade, alcancem a recompensa eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

TE DEUM

118. Terminada a Oração depois da comunhão, canta-se o hino "Te Deum, laudamus" (A vós, ó Deus), ou outro hino correspondente, conforme os costumes do lugar. Enquanto isso os Bispos ordenados, de mitra e báculo, são conduzidos pela igreja conduzidos pelos Bispo co-ordenantes principais, dando a benção a todos.
 
CANTO

A VÓS, Ó DEUS, LOUVAMOS,
A VÓS, SENHOR, CANTAMOS.
A VÓS, ETERNO PAI,
ADORA TODA A TERRA. 

A VÓS CANTAM OS ANJOS,
OS CÉUS E SEUS PODERES:
SOIS SANTO, SANTO, SANTO,
SENHOR, DEUS DO UNIVERSO! 

PROCLAMAM CÉUS E TERRA
A VOSSA IMENSA GLÓRIA.
A VÓS CELEBRA O CORO
GLORIOSO DOS APÓSTOLOS, 

VOS LOUVA DOS PROFETAS
A NOBRE MULTIDÃO
E O LUMINOSO EXÉRCITO
DOS VOSSOS SANTOS MÁRTIRES.

A VÓS POR TODA A TERRA
PROCLAMA A SANTA IGREJA,
Ó PAI ONIPOTENTE,
DE IMENSA MAJESTADE, 

E ADORA JUNTAMENTE
O VOSSO FILHO ÚNICO,
DEUS VIVO E VERDADEIRO,
E AO VOSSO SANTO ESPÍRITO.

Ó CRISTO, REI DA GLÓRIA,
DO PAI ETERNO FILHO,
NASCESTES DUMA VIRGEM,
A FIM DE NOS SALVAR. 

SOFRENDO VÓS A MORTE,
DA MORTE TRIUNFASTES,
ABRINDO AOS QUE TÊM FÉ
DOS CÉUS O REINO ETERNO. 

SENTASTES À DIREITA DE DEUS,
DO PAI NA GLÓRIA.
NÓS CREMOS QUE DE NOVO
VIREIS COMO JUIZ.

PORTANTO, VOS PEDIMOS:
SALVAI OS VOSSOS SERVOS,
QUE VÓS, SENHOR, REMISTES
COM SANGUE PRECIOSO.

FAZEI-NOS SER CONTADOS,
SENHOR, VOS SUPLICAMOS,
EM MEIO A VOSSOS SANTOS
NA VOSSA ETERNA GLÓRIA.

 SALVAI O VOSSO POVO.
SENHOR, ABENÇOAI-O.
REGEI-NOS E GUARDAI-NOS
ATÉ A VIDA ETERNA. 

 SENHOR, EM CADA DIA,
FIÉIS, VOS BENDIZEMOS,
LOUVAMOS VOSSO NOME
AGORA E PELOS SÉCULOS.

DIGNAI-VOS, NESTE DIA,
GUARDAR-NOS DO PECADO.
SENHOR, TENDE PIEDADE
DE NÓS, QUE A VÓS CLAMAMOS.

QUE DESÇA SOBRE NÓS,
SENHOR, A VOSSA GRAÇA,
PORQUE EM VÓS PUSEMOS
A NOSSA CONFIANÇA. 

FAZEI QUE EU, PARA SEMPRE,
NÃO SEJA ENVERGONHADO:
EM VÓS, SENHOR, CONFIO,
SOIS VÓS MINHA ESPERANÇA!

ALOCUÇÃO AO POVO

119. Após o hino, os Ordenados permanecem de pé junto ao altar, de mitra e báculo. Antes da bênção, um dentre eles, especialmente se for o que está em sua igreja própria, junto à cátedra, pode dirigir breve alocução ao povo.

BENÇÃO SOLENE

120. O Bispo que presidiu a Liturgia eucarística dá a bênção,

Se a bênção for dada pelo ordenante principal, o ordenado ajoelha-se em sua frente, e o ordenante profere a bênção:

123. O sacerdote abrindo os braços, saúda o povo:
Pres: O Senhor esteja convosco.
O povo responde:
Ass: Ele está no meio de nós.

O diácono diz:
Inclinai-vos para receber a bênção.

O bispo ordenante estende as mãos:
Pres: Que Deus vos abençoe e vos guarde, e assim como vos fez pontífices de seu povo, conceda-vos ser feliz nesta vida e participar da eterna felicidade.
Ass: Amém.

Pres: Conceda-vos governar com êxito, por muitos anos, com sua graça e tua solicitude, o clero e o povo que ele reuniu.
Ass: Amém.

Pres: Obedecendo aos preceitos divinos, livres de todas as adversidades e enriquecidos de todos os bens, e seguindo a tua orientação, gozem de paz neste mundo e mereçam reunir-se convosco na comunidade dos santos.
Ass: Amém.

O sacerdote abençoa o povo, dizendo:
Pres: E a todos vós, aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai + e Filho + e Espírito + Santo.
Ass: Amém.

124. Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus.

125. Então o sacerdote beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita a devida reverência, retira-se com os ministros.