A todos os superiores que lerem essas letras, suplico a paz e as mais inúmeras bênçãos de Nosso Senhor Jesus Cristo
O rebanho do Senhor por sua diversidade de dons suscita pessoas que possam apascentar e administrar as diversas áreas ocupadas pela igreja. No contexto religioso, os superiores têm a missão de apascentar e guiar os seus membros, seguindo os seus carismas e missões deixadas por seus santos fundadores. Os superiores sãos declarados como um "pai espiritual" e necessita estar em plena unidade com os seus membros, a fim de ser uma pessoa pronta a ouvir e atender o clamor de seus membros, seguindo sempre o exemplo de Cristo, o Bom Pastor.
Desde modo, para uma missão árdua e ativa em vossas famílias religiosas e na esperança do cumprimento da missão de pastor de seus membros, como um pai a cuidar dos seus filhos, essa congregação preocupada com o andamento de todas as ordens e instituições, vem por meio desta emanar orientações e esclarecer algumas dúvidas acerca da missão que exercem, sendo assim segue-se:
- Os superiores têm a missão de apascentar e orientar a missão a ser seguida dentro da ordem pelos seus membros.
- O superior tem a missão de redigir e publicar decretos, orientações e demais documentos para o melhor desempenho da ordem a todos os seus membros e torná-los públicos aos mesmos.
- Os superiores devem buscar sempre o diálogo fraterno com os bispos onde as suas ordens e instituições estão inseridas, a fim de buscarem sempre trabalharem em unidade, sobretudo às ordens que possuem domínio sobre as igrejas e basílicas presentes dentro do território diocesano da diocese em questão, sendo assim, busquem o diálogo e ajuda nas decisões que afetarão essas igrejas e realidades.
- Em caso de alguma situação em questão que o superior não consiga resolver ou sanar, o mesmo poderá e deverá entrar em contato com o prefeito em exercício desta congregação.
- É necessário que superior busque sempre manter a unidade e comunhão com a igreja, sobretudo com esta congregação a fim de deixá-la ciente das ações e eventualidades que ocorrerão nas famílias religiosas, a fim de um auxílio por nossa parte.
Por fim, caríssimos irmãos, clamo a todos os santos padroeiros de vossas Ordens Religiosas para que possam iluminar seus trabalhos.
Dado e passado em Roma, na sede da Congregação para os Institutos de Vida e Sociedades Apostólicas, no dia 06 de novembro do ano da graça de 2022.
+ Frei Gustavo Paes O.Carm
Prefeito da Congregação para o Institutos de Vida Consagrada e Sociedades Apostólicas