Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Livreto Celebrativo - Benção aos Romeiros de Nossa Senhora Aparecida presidida pelo Papa Leão III


BENÇÃO PARA OS ROMEIROS DE NOSSA SENHORA APARECIDA EM MISSÃO EM ROMA PRESIDIDA PELO PAPA LEÃO III

Vaticano - 04.10.2022

RITOS INICIAIS

1. Reunido o grupo de peregrinos, pode se cantar o Sl 121 (122), ou outro canto apropriado. Terminado o canto o celebrante diz: 
Pres: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Todos fazem o sinal da cruz e respondem:
Ass: Amém.

2. Em seguida, saúda os presentes com estas ou outras palavras, de preferência extraídas das Sagradas Escrituras:
Pres: 
Deus, salvação e consolação nossa, esteja convosco.
Todos respondem:
Ass: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Ou de outro modo apropriado.

3. O celebrante prepara os presentes para receberem a benção com estas palavras ou outras semelhantes:
Pres: Caríssimos irmãos, no momento em que iniciamos esta peregrinação, vale a pena recordar com que intenções surgiu e amadureceu este nosso projeto. Os lugares que tencionamos visitar atestam a devoção do povo de Deus, que costuma para lá afluir com frequência, a fim de se fortalecer na vivência cristã e preparar-se com entusiasmo para a prática das obras de caridade ao voltarem. Mas nós, como peregrinos, devemos também levar alguma coisa para os fiéis que lá vivem, isto é, o exemplo da nossa fé, esperança e caridade, para que se verifique a edificação recíproca de todos, dos habitantes locais e dos forasteiros.

LEITURA DA PALAVRA DE DEUS

4. Em seguida, um dos presentes ou o próprio celebrante lê um texto das Sagradas Escrituras.

II Cor 5, 6b-10 
"...é um exílio distante do Senhor".

Leitor: Irmãos, vamos ouvir as palavras de São Paulo aos Coríntios.
Leitor: Estamos sempre confiantes, persuadidos de que o tempo em que passamos no corpo é um exílio do Senhor. Andamos na fé e não andamos na visão. Estamos, repito, cheios de confiança, preferindo ausentar-nos do corpo para morar junto do Senhor, É também por isso que nos esforçamos quer na pátria quer no exílio por lhe ser agradáveis. Pois teremos todos de comparecer perante o tribunal de Cristo. Aí cada um receberá segundo o que houver praticado pelo corpo, bem ou mal.

5. Se for oportuno, pode-se recitar um canto apropriado.

5. O celebrante, se for oportuno, dirige algumas palavras aos presentes, explicando a leitura bíblica para levá-los a entender, pela fé o sentido da celebração.

6. Segue-se a oração comum. Dentre as intercessões propostas, o celebrante poderá escolher as que julgar mais apropriadas, ou acrescentar outras, condizentes com as condições particulares dos peregrinos e as circunstâncias.

Pres: Rezemos com humildade ao Senhor do céu e da terra, pois ele quis que a plenitude da divindade habitasse a natureza humana de Cristo, e digamos:
Ass: Senhor, olhai do vosso santuário e abençoai o vosso povo.

1. Pai santo, quisestes que fosse prefigurado misticamente no êxodo pascal o caminho da salvação a ser percorrido pelo vosso povo; fazei que, percorrendo os nosso caminhos, possamos seguir-vos com generosidade e decisão.

2. Pai santo, afirmais na Sagrada Escritura que não há na terra cidade permanente; fazei-nos procurar com confiança a que está por vir;

3. Pai santo, ensinais que devemos reconhecer os caminhos da vida os sinais da vossa presença; concedei-nos, também, ter o vosso Filho como companheiro no caminho e comensal na fração do pão.

ORAÇÃO DA BENÇÃO

11. O celebrante, de mãos estendidas, acrescenta:
Pres: Bendito sejais, ó Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que escolhestes no meio de todos os povos um povo consagrado, disposto ao cumprimento de boas obras. A vossa divina graça moveu os corações destes irmãos para que aderissem mais fielmente ao vosso serviço. Dignais-vos cumular a todos de bênçãos, a fim de que, retornando contentes às suas casas, exaltem com palavras e manifestem com fatos, perante todas as pessoas, as vossas maravilhas. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.

CONCLUSÃO DO RITO

11. O celebrante conclui o rito, dizendo:
Pres: O Senhor do céu e da terra, quis estar ao vosso lado nesta peregrinação; que ele sempre vos assista com sua proteção.
Ass: Amém.

Pres: Deus reuniu em Jesus Cristo todos os seus filhos dispersos; que ele vos conceda, também, serdes em Cristo um só coração e uma só alma.
Ass: Amém.

Pres: Deus, em seu beneplácito, se digna concretizar em vós o querer e o agir; que ele confirme com sua bênção a vossa devoção.
Ass: Amém.

11. É louvável terminar o rito com um canto apropriado.