ORDENAÇÃO EPISCOPAL DO MONSENHOR
RICARDO DIAS
PRESIDIDA PELO SANTO PADRE,
O PAPA LEÃO III
Basílica de São Pedro - 02/09/2021 - Vaticano
1. Antes do início da celebração, o que será ordenado, o sagrante principal, bem como os cerimoniários, devem analisar cada parte da celebração, seguindo as rubricas de maneira diligente e minuciosa.
2. Só se inicie a celebração da Ordenação Episcopal com a Bula de Nomeação enviada pelo Pontífice. Ou, caso a Bula não tenha sido publicada, com a autorização do Núncio Apostólico.
Se a ordenação acontece na igreja catedral do ordenado, logo após a saudação ao ordenado, após o rito de ordenação, um dos presbíteros, se possível o Chanceler da Cúria, junto do ambão, lê a Ata de Posse, enquanto todos ouvem, sentados, e no final exclamam: Graças a Deus.
3. A Ordenação de Bispo se faça com a maior frequência de fiéis possível, em dia de domingou ou festa, principalmente na festa dos Apóstolos, a não ser que razões pastorais aconselhem outro dia. Não, porém, no Tríduo Pascal, na Quarta-feira de Cinzas, em toda a Semana Santa e na Comemoração dos Fiéis Defuntos.
4. Nas Solenidades, nos Domingos do Advento, da Quaresma e da Páscoa, bem como nos dias da Oitava da Páscoa e nas festas dos Apóstolos, utiliza-se as orações, leituras e a cor litúrgica do dia.
5. O Bispo sagrante principal deve estar acompanhado pelo menos de mais dois Bispo consagrantes, que juntamente com ele e com o eleito concelebram a Missa. Caso um destes bispos se retire da celebração (e restar apenas 1 bispo consagrante); se não houver iniciado o propósito do eleito, prossegues-se a celebração sem a ordenação; se já houver iniciado o propósito do eleito, prossegue-se o rito de ordenação.
6. Podem ser abençoadas as insígnias antes da Missa.
PROCISSÃO DE ENTRADA
7. Quando estiver tudo preparado, realiza-se, como de costume, a procissão pela igreja até o altar. Vai à frente o Diácono com o livro dos Evangelhos, que será usado na Missa e na Ordenação, acompanhado dos outros Diáconos, se houver; seguem depois os Presbíteros concelebrantes; depois o eleito entre os seus Presbíteros assistentes; em seguida os Bispos ordenantes e, finalmente o Bispo ordenante principal com seus dois diáconos assistentes um pouco atrás. Chegando ao altar, feita a devida reverência, todos procuram os seus lugares.
Neste meio tempo, canta-se a Antífona de Entrada com seu salmo, ou outro canto apropriado.
CANTO DE ENTRADA
Marcha da Igreja
1. REUNIDOS EM TORNO DOS NOSSOS PASTORES
NÓS IREMOS A TI!
PROFESSANDO TODOS UMA SÓ FÉ
NÓS IREMOS A TI!
ARMADOS COM A FORÇA QUE VEM DO SENHOR
NÓS IREMOS A TI!
SOB O IMPULSO DO ESPÍRITO SANTO
NÓS IREMOS A TI!
IGREJA SANTA, TEMPLO DO SENHOR
GLÓRIA A TI, IGREJA SANTA,
Ó CIDADE DOS CRISTÃOS
QUE TEUS FILHOS HOJE E SEMPRE
VIVAM TODOS COMO IRMÃOS!
2. COM NOSSAS IRMÃS E IRMÃOS NOS CLAUSTROS,
NÓS IREMOS A TI!
COM OS NOSSOS IRMÃOS SOFREDORES,
NÓS IREMOS A TI!
COM OS PADRES QUE SOBEM AO ALTAR,
NÓS IREMOS A TI!
COM OS PADRES QUE PARTEM EM MISSÃO,
NÓS IREMOS A TI!
3. CURVADOS AO PESO DO NOSSO TRABALHO
NÓS IREMOS A TI!
CURVADOS AO PESO DE NOSSO PECADO
NÓS IREMOS A TI!
CONFIANTES POR SERMOS OS FILHOS DE DEUS
NÓS IREMOS A TI!
CONFIANTES POR SERMOS OS MEMBROS DE CRISTO
NÓS IREMOS A TI!
SAUDAÇÃO
Terminado o canto de entrada, toda a assembleia, de pé, faz o sinal da cruz enquanto o sacerdote diz:
Pres: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
Ass: Amém.
O sacerdote, voltado ao povo e abrindo os braços, saúda a todos:
Pres: A paz esteja convosco.
Ass: O amor de Cristo nos uniu.
8. O sacerdote poderá, em breves palavras, introduzir os fiéis na missa do dia.
ATO PENITENCIAL
Segue-se o Ato Penitencial. O sacerdote convida os fiéis à penitência.
Pres: Irmãos, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios.
Após um momento de silêncio, canta-se:
CANTO
1. SENHOR, QUE VIESTES SALVAR
OS CORAÇÕES ARREPENDIDOS
KYRIE ELEISON, ELEISON, ELEISON.
KYRIE ELEISON, ELEISON, ELEISON.
2. Ó CRISTO, QUE VIESTES CHAMAR
OS PECADORES HUMILHADOS.
CHRISTE ELEISON, ELEISON, ELEISON.
CHRISTE ELEISON, ELEISON, ELEISON.
3. SENHOR, QUE INTERCEDEIS POR NÓS
JUNTO A DEUS PAI QUE NOS PERDOA.
KYRIE ELEISON, ELEISON, ELEISON.
KYRIE ELEISON, ELEISON, ELEISON.
Segue-se a absolvição sacerdotal:
Pres: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
Ass: Amém.
HINO DE LOUVOR
GLORIA IN EXCELSIS DEO
ET IN TERRA PAX HOMINIBUS, BONAE VOLUNTATIS.
LAUDAMUS TE, BENEDICIMUS TE,
ADORAMUS TE, GLORIFICAMUS TE,
GRATIAS AGIMUS TIBI
PROPTER MAGNAM GLORIAM TUAM:
DOMINE DEUS, REX CAELESTIS,
DEUS PATER OMNIPOTENS.
DOMINE FILII UNIGENITE, JESU CHRISTI;
DOMINE DEUS, AGNUS DEI, FILIUS PATRIS:
QUI TOLLIS PECCATA MUNDI, MISERERE NOBIS;
QUI TOLLIS PECCATA MUNDI,
SUSCIPE DEPRECATIONEM NOSTRAM;
QUI SEDES DEXTERAM PATRIS, MISERERE NOBIS.
QUONIAM TU SOLUS SANCTUS, TU SOLUS DOMINUS,
TU SOLUS ALTISSIMUS: JESU CHRISTE,
CUM SANCTO SPIRITU: IN GLORIA DEI PATRIS.
AMEN.
9. Terminado o hino, de mãos unidas, o sacerdote diz:
Pres: Oremos.
E todos oram em silêncio por um tempo.
Então, o sacerdote abrindo os braços reza a oração conforme abaixo em Oração da Coleta:
Ó Deus, pastor eterno e guia de todos os fiéis, olhai com bondade o vosso servo Ricardo Dias, que constituístes pastor da Igreja. Dai que, por sua palavra e exemplo, vele sobre o rebanho que lhe foi confiado, para chegar com ele à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ao terminar, o povo aclama:
Ass: Amém.
10. O leitor dirige-se ao ambão para a primeira leitura, que todos ouvem sentados.
Leitor: Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Disse eu então: 'Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos'. Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, e tocou minha boca, dizendo: 'Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado'. Ouvi a voz do Senhor que dizia: 'Quem enviarei? Quem irá por nós?' Eu respondi: 'Aqui estou! Envia-me'.
Leitor: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.
11. O salmista ou o cantor recita o salmo, e o povo o estribilho.
Leitor: TU ÉS SACERDOTE ETERNAMENTE
SEGUNDO A ORDEM DO REI MELQUISEDEC.
Ass: TU ÉS SACERDOTE ETERNAMENTE
SEGUNDO A ORDEM DO REI MELQUISEDEC.
Leitor: PALAVRA DO SENHOR AO MEU SENHOR:
"ASSENTA-TE AO LADO MEU DIREITO
ATÉ QUE EU PONHA OS INIMIGOS TEUS
COMO ESCABELO POR DEBAIXO DE TEUS PÉS!"
Leitor: O SENHOR ESTENDERÁ DESDE SIÃO
VOSSO CETRO DE PODER, POIS ELE DIZ:
"DOMINA COM VIGOR TEUS INIMIGOS".
Leitor: "TU ÉS PRÍNCIPE DESDE O DIA EM QUE NASCESTE;
NA GLÓRIA E ESPLENDOR DA SANTIDADE,
COMO O ORVALHO, ANTES DA AURORA, EU TE GEREI!"
12. Se houver segunda leitura, o leitor a fará no ambão, como acima.
Leitor: Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos: Exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.
Leitor: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.
13. Segue-se o Aleluia ou outro canto.
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.
FELIZES OS QUE SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA DO SENHOR, PORQUE O REINO DOS CÉUS HÁ DE SER DELES!
14. Enquanto isso, o sacerdote, se usar incenso, coloca-o no turíbulo. O diácono que vai proclamar o Evangelho, inclinando-se diante do sacerdote, pede a bênção em voz baixa:
Diác: Dá-me a tua bênção.
O sacerdote diz em voz baixa:
Pres: O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho: em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.
O diácono responde:
Diác: Amém.
Se não houver diácono, o sacerdote, inclinado diante do altar, reza em silêncio;
Pres: Ó Deus todo-poderoso, purificai-me o coração e os lábios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho.
15. O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e as velas, e diz:
Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
O diácono, ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois, na fronte, na boca e no peito, diz:
Diác ou Sac: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.
Ass: Glória a vós, Senhor.
Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.
Diác ou Sac: Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.
16. Terminado o Evangelho, o diácono ou o sacerdote diz:
Diác ou Sac: Palavra da Salvação.
Ass: Glória a vós, Senhor.
O sacerdote beija o livro, rezando em silêncio:
Pelas palavras do santo Evangelho sejam perdoados os nossos pecados.
17. Após a leitura do Evangelho, o diácono, com toda reverência, coloca o livro dos Evangelhos novamente sobre o altar, onde permanece até o momento de ser colocado sobre a cabeça do Ordinando.
18. Começa então a Ordenação de Bispo. Estando todos de pé, pode cantar-se o Hino Veni, Creator Spiritus (Oh! Vinde, Espírito criador), ou outro canto correspondente, conforme o costume dos lugares.
VENI CREATOR SPIRITUS, MENTES TUORUM VISITA,
IMPLE SUPERNA GRATIA, QUAE TU CREASTI, PECTORA.
QUI DICERIS PARACLITUS, ALTISSIMI DONUM DEI,
FONS VIVUS, IGNIS, CARITAS,ET SPIRITALIS UNCTIO.
TU SEPTIFORMIS MUNERE, DIGITUS PATERNAE DEXTERAE,
TU RITE PROMISSUM PATRIS, SERMONE DITANS GUTTURA.
ACCENDE LUMEN SENSIBUS, INFUNDE AMOREM CORDIBUS,
INFIRMA NOSTRI CORPORIS, VIRTUTE FIRMANS PERPETI.
HOSTEM REPELLAS LONGIUS, PACEMQUE DONES PROTINUS;
DUCTORE SIC TE PRAEVIO, VITEMUS OMNE NOXIUM.
PER TE SCIAMUS DA PATREM NOSCAMUS ATQUE FILIUM;
TEQUE UTRIUSQUE SPIRITUM CREDAMUS OMNI TEMPORE.
DEO PATRI SIT GLORIA, ET FILIO, QUI A MORTUIS
SURREXIT, AC PARACLITO IN SAECULORUM SAECULA.
AMEN.
19. O eleito é conduzido pelos Presbíteros assistentes até em frente do Bispo ordenante principal, ao qual faz uma reverência.
20. Um dos presbíteros assistentes, fala ao Bispo ordenante principal com estas palavras:
Sac: Reverendíssimo Pai, a Igreja de Roma pede que ordenes para o Ministério episcopal o Presbítero Ricardo Dias.
O Bispo ordenante principal o interroga, dizendo:
Pres: Tens o meu mandato?
Ele responde:
Sac: Aqui o temos.
Todos concordam com a eleição do bispo, dizendo:
Ass: Graças a Deus.
21. O Bispo ordenante principal, estando todos sentados, faz a homilia, na qual fala ao clero, ao povo e ao eleito sobre o ministério do Bispo, iniciando com base no texto das leituras feitas na Liturgia da Palavra.
22. Após a homilia, só o eleito se levanta e permanece de pé diante do Bispo ordenante principal, que o interroga com estas palavras:
Pres: Conforme o costume dos Santos Padres, aquele que é escolhido para Bispo deve ser interrogado diante do povo, quanto à fé e sua futura missão.
Assim, caríssimo irmão, queres desempenhar até à morte a missão que nos foi confiada pelos Apóstolos, e que, por imposição de nossas mãos, te será transmitida com a graça do Espírito Santo?
O eleito responde:
Eleito: Quero.
Pres: Queres anunciar o Evangelho de Cristo com fidelidade e perseverança?
Eleito: Quero.
Pres: Queres conservar em sua pureza e integridade o tesouro da fé, tal como foi recebido dos Apóstolos e transmitido na Igreja, sempre e em toda a parte?
Eleito: Quero.
Pres: Queres edificar a Igreja, corpo de Cristo, e permanecer na sua unidade com o Colégio dos Bispos, sob minha autoridade de sucessão do Apóstolo Pedro?
Eleito: Quero.
Pres: Queres, com teus colaboradores, presbíteros e diáconos, cuidar do povo de Deus com amor de pai e dirigi-lo no caminho da salvação?
Eleito: Quero.
Pres: Queres, por amor a Deus, mostrar-te afável e misericordioso para com os pobres e peregrinos e todos os necessitados?
Eleito: Quero.
Pres: Como bom pastor, queres procurar as ovelhas errantes e conduzi-las ao rebanho do Senhor?
Pres: Queres orar incessantemente pelo povo de Deus e desempenhar com fidelidade a missão do sumo sacerdócio?
Eleito: Quero, com a graça de Deus!
Pres: Deus, que te inspirou este bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição
23. Os Bispos tiram a mitra e todos levantam. O Bispo Ordenante principal, de pé, com as mãos postas, voltado para o povo, diz a invocação:
Pres: Oremos, irmãos e irmãs, para que Deus todo-poderoso derrame com largueza a sua graça sobre este servo, escolhido para o serviço da Igreja.
24. Então o eleito se prostra e canta-se a ladainha, à qual todos respondem; nos domingos e no Tempo pascal, todos permanecem de pé; nos outros dias, de joelhos. Neste caso, o diácono diz:
Diác: Ajoelhemo-nos.
Na ladainha podem acrescentar-se, nos devidos lugares, alguns nomes de santos, p. ex. do Padroeiro, do Titular da igreja, do Fundador, do Padroeiro do eleito, ou outras invocações apropriadas a cada circunstância.
Senhor, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Ass: Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.
Santa Maria, Mãe de Deus,
Ass: rogai por nós.
São Miguel,
Ass: rogai por nós.
Santos Anjos de Deus,
Ass: rogai por nós.
São João Batista,
Ass: rogai por nós.
São José,
Ass: rogai por nós.
São Pedro e São Paulo,
Ass: rogai por nós.
Santo André e São Tiago,
Ass: rogai por nós.
São João e São Tomé,
Ass: rogai por nós.
São Tiago e São Filipe,
Ass: rogai por nós.
São Bartolomeu e São Mateus.
Ass: rogai por nós.
ORAÇÃO DO DIA
9. Terminado o hino, de mãos unidas, o sacerdote diz:
Pres: Oremos.
E todos oram em silêncio por um tempo.
Então, o sacerdote abrindo os braços reza a oração conforme abaixo em Oração da Coleta:
Ó Deus, pastor eterno e guia de todos os fiéis, olhai com bondade o vosso servo Ricardo Dias, que constituístes pastor da Igreja. Dai que, por sua palavra e exemplo, vele sobre o rebanho que lhe foi confiado, para chegar com ele à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
Ao terminar, o povo aclama:
Ass: Amém.
PRIMEIRA LEITURA
Is 6, 5-8
10. O leitor dirige-se ao ambão para a primeira leitura, que todos ouvem sentados.
Leitor: Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Disse eu então: 'Ai de mim, estou perdido! Sou apenas um homem de lábios impuros, mas eu vi com meus olhos o rei, o Senhor dos exércitos'. Nisto, um dos serafins voou para mim, tendo na mão uma brasa, que retirara do altar com uma tenaz, e tocou minha boca, dizendo: 'Assim que isto tocou teus lábios, desapareceu tua culpa, e teu pecado está perdoado'. Ouvi a voz do Senhor que dizia: 'Quem enviarei? Quem irá por nós?' Eu respondi: 'Aqui estou! Envia-me'.
Leitor: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.
SALMO RESPONSORIAL
Sl 109 (110)
Leitor: TU ÉS SACERDOTE ETERNAMENTE
SEGUNDO A ORDEM DO REI MELQUISEDEC.
Ass: TU ÉS SACERDOTE ETERNAMENTE
SEGUNDO A ORDEM DO REI MELQUISEDEC.
Leitor: PALAVRA DO SENHOR AO MEU SENHOR:
"ASSENTA-TE AO LADO MEU DIREITO
ATÉ QUE EU PONHA OS INIMIGOS TEUS
COMO ESCABELO POR DEBAIXO DE TEUS PÉS!"
Leitor: O SENHOR ESTENDERÁ DESDE SIÃO
VOSSO CETRO DE PODER, POIS ELE DIZ:
"DOMINA COM VIGOR TEUS INIMIGOS".
Leitor: "TU ÉS PRÍNCIPE DESDE O DIA EM QUE NASCESTE;
NA GLÓRIA E ESPLENDOR DA SANTIDADE,
COMO O ORVALHO, ANTES DA AURORA, EU TE GEREI!"
Leitor: JUROU O SENHOR E MANTERÁ SUA PALAVRA:
"TU ÉS SACERDOTE ETERNAMENTE,
SEGUNDO A ORDEM DO REI MELQUISEDEC!"
SEGUNDA LEITURA
1Pd 5,1-4
Eu, presbítero como eles,
testemunha dos sofrimentos de Cristo.
12. Se houver segunda leitura, o leitor a fará no ambão, como acima.
Leitor: Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos: Exorto aos presbíteros que estão entre vós, eu, presbítero como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que será revelada: Sede pastores do rebanho de Deus, confiado a vós; cuidai dele, não por coação, mas de coração generoso; não por torpe ganância, mas livremente; não como dominadores daqueles que vos foram confiados, mas antes, como modelos do rebanho. Assim, quando aparecer o pastor supremo, recebereis a coroa permanente da glória.
Leitor: Palavra do Senhor.
Ass: Graças a Deus.
ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO
13. Segue-se o Aleluia ou outro canto.
ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA.
FELIZES OS QUE SÃO PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA DO SENHOR, PORQUE O REINO DOS CÉUS HÁ DE SER DELES!
14. Enquanto isso, o sacerdote, se usar incenso, coloca-o no turíbulo. O diácono que vai proclamar o Evangelho, inclinando-se diante do sacerdote, pede a bênção em voz baixa:
Diác: Dá-me a tua bênção.
O sacerdote diz em voz baixa:
Pres: O Senhor esteja em teu coração e em teus lábios para que possas anunciar dignamente o seu Evangelho: em nome do Pai e do Filho + e do Espírito Santo.
O diácono responde:
Diác: Amém.
Se não houver diácono, o sacerdote, inclinado diante do altar, reza em silêncio;
Pres: Ó Deus todo-poderoso, purificai-me o coração e os lábios, para que eu anuncie dignamente o vosso santo Evangelho.
EVANGELHO
Mt 16,24-27
O que poderá alguém dar em troca de sua vida?
15. O diácono ou o sacerdote dirige-se ao ambão, acompanhado, se for oportuno, pelos ministros com o incenso e as velas, e diz:
Diác ou Sac: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
O diácono, ou o sacerdote, fazendo o sinal da cruz no livro e, depois, na fronte, na boca e no peito, diz:
Diác ou Sac: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus.
Ass: Glória a vós, Senhor.
Então o diácono ou o sacerdote, se for oportuno, incensa o livro e proclama o Evangelho.
Diác ou Sac: Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e me siga”. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, de que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro mas perder a sua vida? Que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta.
16. Terminado o Evangelho, o diácono ou o sacerdote diz:
Diác ou Sac: Palavra da Salvação.
Ass: Glória a vós, Senhor.
O sacerdote beija o livro, rezando em silêncio:
Pelas palavras do santo Evangelho sejam perdoados os nossos pecados.
17. Após a leitura do Evangelho, o diácono, com toda reverência, coloca o livro dos Evangelhos novamente sobre o altar, onde permanece até o momento de ser colocado sobre a cabeça do Ordinando.
SÚPLICA AO ESPÍRITO SANTO
18. Começa então a Ordenação de Bispo. Estando todos de pé, pode cantar-se o Hino Veni, Creator Spiritus (Oh! Vinde, Espírito criador), ou outro canto correspondente, conforme o costume dos lugares.
VENI CREATOR SPIRITUS, MENTES TUORUM VISITA,
IMPLE SUPERNA GRATIA, QUAE TU CREASTI, PECTORA.
QUI DICERIS PARACLITUS, ALTISSIMI DONUM DEI,
FONS VIVUS, IGNIS, CARITAS,ET SPIRITALIS UNCTIO.
TU SEPTIFORMIS MUNERE, DIGITUS PATERNAE DEXTERAE,
TU RITE PROMISSUM PATRIS, SERMONE DITANS GUTTURA.
ACCENDE LUMEN SENSIBUS, INFUNDE AMOREM CORDIBUS,
INFIRMA NOSTRI CORPORIS, VIRTUTE FIRMANS PERPETI.
HOSTEM REPELLAS LONGIUS, PACEMQUE DONES PROTINUS;
DUCTORE SIC TE PRAEVIO, VITEMUS OMNE NOXIUM.
PER TE SCIAMUS DA PATREM NOSCAMUS ATQUE FILIUM;
TEQUE UTRIUSQUE SPIRITUM CREDAMUS OMNI TEMPORE.
DEO PATRI SIT GLORIA, ET FILIO, QUI A MORTUIS
SURREXIT, AC PARACLITO IN SAECULORUM SAECULA.
AMEN.
APRESENTAÇÃO DO ELEITO
19. O eleito é conduzido pelos Presbíteros assistentes até em frente do Bispo ordenante principal, ao qual faz uma reverência.
20. Um dos presbíteros assistentes, fala ao Bispo ordenante principal com estas palavras:
Sac: Reverendíssimo Pai, a Igreja de Roma pede que ordenes para o Ministério episcopal o Presbítero Ricardo Dias.
O Bispo ordenante principal o interroga, dizendo:
Pres: Tens o meu mandato?
Ele responde:
Sac: Aqui o temos.
Todos concordam com a eleição do bispo, dizendo:
Ass: Graças a Deus.
HOMILIA
21. O Bispo ordenante principal, estando todos sentados, faz a homilia, na qual fala ao clero, ao povo e ao eleito sobre o ministério do Bispo, iniciando com base no texto das leituras feitas na Liturgia da Palavra.
PROPÓSITO DO ELEITO
22. Após a homilia, só o eleito se levanta e permanece de pé diante do Bispo ordenante principal, que o interroga com estas palavras:
Pres: Conforme o costume dos Santos Padres, aquele que é escolhido para Bispo deve ser interrogado diante do povo, quanto à fé e sua futura missão.
Assim, caríssimo irmão, queres desempenhar até à morte a missão que nos foi confiada pelos Apóstolos, e que, por imposição de nossas mãos, te será transmitida com a graça do Espírito Santo?
O eleito responde:
Eleito: Quero.
Pres: Queres anunciar o Evangelho de Cristo com fidelidade e perseverança?
Eleito: Quero.
Pres: Queres conservar em sua pureza e integridade o tesouro da fé, tal como foi recebido dos Apóstolos e transmitido na Igreja, sempre e em toda a parte?
Eleito: Quero.
Pres: Queres edificar a Igreja, corpo de Cristo, e permanecer na sua unidade com o Colégio dos Bispos, sob minha autoridade de sucessão do Apóstolo Pedro?
Eleito: Quero.
Pres: Queres, com teus colaboradores, presbíteros e diáconos, cuidar do povo de Deus com amor de pai e dirigi-lo no caminho da salvação?
Eleito: Quero.
Pres: Queres, por amor a Deus, mostrar-te afável e misericordioso para com os pobres e peregrinos e todos os necessitados?
Eleito: Quero.
Pres: Como bom pastor, queres procurar as ovelhas errantes e conduzi-las ao rebanho do Senhor?
Pres: Queres orar incessantemente pelo povo de Deus e desempenhar com fidelidade a missão do sumo sacerdócio?
Eleito: Quero, com a graça de Deus!
Pres: Deus, que te inspirou este bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição
LADAINHA
23. Os Bispos tiram a mitra e todos levantam. O Bispo Ordenante principal, de pé, com as mãos postas, voltado para o povo, diz a invocação:
Pres: Oremos, irmãos e irmãs, para que Deus todo-poderoso derrame com largueza a sua graça sobre este servo, escolhido para o serviço da Igreja.
24. Então o eleito se prostra e canta-se a ladainha, à qual todos respondem; nos domingos e no Tempo pascal, todos permanecem de pé; nos outros dias, de joelhos. Neste caso, o diácono diz:
Diác: Ajoelhemo-nos.
Na ladainha podem acrescentar-se, nos devidos lugares, alguns nomes de santos, p. ex. do Padroeiro, do Titular da igreja, do Fundador, do Padroeiro do eleito, ou outras invocações apropriadas a cada circunstância.
Senhor, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.
Cristo, tende piedade de nós.
Ass: Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Ass: Senhor, tende piedade de nós.
Santa Maria, Mãe de Deus,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
Santos Anjos de Deus,
Ass: rogai por nós.
São João Batista,
Ass: rogai por nós.
São José,
Ass: rogai por nós.
São Pedro e São Paulo,
Ass: rogai por nós.
Santo André e São Tiago,
Ass: rogai por nós.
São João e São Tomé,
Ass: rogai por nós.
São Tiago e São Filipe,
Ass: rogai por nós.
São Bartolomeu e São Mateus.
Ass: rogai por nós.
São Simão e São Tadeu,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
São Matias,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
Santa Maria Madalena,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
Santo Estêvão e Santo Inácio de Antioquia.
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
São Lourenço,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
Santa Perpétua e Santa Felicidade,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
Santa Inês e São Gregório,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
Santo Agostinho e Santo Anatásio,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
São Basílio e Santo Martinho,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
São Bento,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
São Francisco e São Domingos,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
São Francisco Xavier e São João Maria Vianney,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
Santa Catarina de Sena e Santa Teresa de Jesus,
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
Todos os santos e santas de Deus.
Ass: rogai por nós.
Ass: rogai por nós.
Sede-nos propício,
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Para que nos livreis de todo o mal,
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Para que nos livreis de todo pecado,
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Para que nos livreis da morte eterna,
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Pela vossa encarnação, morte e ressurreição,
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Pela efusão do Espírito Santo,
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Apesar de nossos pecados,
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Para que vos digneis conduzir e proteger a vossa Igreja,
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Para que vos digneis conservar no vosso santo serviço, o Papa, os Bispos e todo o clero.
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Para que vos digneis abençoar santificar e consagrar este Eleito.
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Para que vos digneis conceder a todos os povos a paz e a verdadeira concórdia.
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Para que vos digneis manifestar a vossa misericórdia a todos que sofrem tribulações.
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Para que vos digneis conservar-nos e confortar-nos no vosso santo serviço.
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Jesus, Filho do Deus vivo.
Ass: ouvi-nos, Senhor.
Cristo, ouvi-nos.
Ass: Cristo, ouvi-nos.
Cristo, atendei-nos.
Ass: Cristo, atendei-nos.
Pres: Atendei, ó Pai, as nossas súplicas para que, ao derramardes sobre este vosso servo a plenitude da graça sacerdotal, desça sobre ele a força da vossa bênção. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.
O diácono, se for o caso, pede:
Diác: Levantai-vos!
E todos se levantam.
IMPOSIÇÃO DAS MÃOS E PRECE DE ORDENAÇÃO
26. O eleito se levanta, aproxima do Bispo Ordenante principal, que está de pé, diante da cátedra, com mitra, e ajoelha-se diante dele.
27. Em silêncio, o Bispo Ordenante principal impõe as mãos sobre a cabeça do eleito. Depois dele, os outros Bispos aproximando-se um após o outro, impõem também as mãos ao eleito em silêncio. Terminada a imposição das mãos, os Bispos permanecem ao lado do Ordenante principal até que termine a prece de Ordenação, mas de tal modo que sejam vistos por todos os fiéis.
28. Em seguida, o Ordenante principal recebe do Diácono o livro dos Evangelhos e o coloca, aberto, sobre a cabeça do eleito; dois diáconos, de pé, um à direita e outro à esquerdado eleito, seguram o livro dos Evangelhos sobre a cabeça dele até o fim da Prece de Ordenação.
29. Tendo o eleito ajoelhado à sua frente, o Ordenante principal, com os outros Bispos ao seu lado, todos sem mitra, e de mãos estendidas, diz a Prece de Ordenação:
Pres: Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai de misericórdia e Deus de toda consolação: Vós habitais no mais alto dos céus, e voltais o vosso olhar para os humildes; conheceis todas as coisas antes que aconteçam; pela vossa palavra estabelecestes leis na Igreja; e escolhestes desde o princípio um povo santo, descendente de Abraão, dando-lhe chefes e sacerdotes, e jamais deixastes sem ministros o vosso santuário, porque, desde o princípio, quisestes ser glorificado em vossos Eleitos.
A parte da Prece de Ordenação que segue é proferida por todos os Bispos ordenantes, de mãos unidas, mas em voz baixa, de modo que a voz do Bispo ordenante principal possa claramente ser ouvida.
Enviai agora sobre este Eleito a força que de vós procede, o Espírito Soberano, que destes ao vosso amado Filho, Jesus Cristo, e ele transmitiu aos santos Apóstolos, que fundaram a Igreja por toda a parte, como vosso templo, para glória e perene louvor do vosso nome.
O Ordenante principal continua, sozinho:
Ó Pai, que conheceis os corações, concedei que este vosso servo, escolhido para Bispo, apascente o vosso rebanho e exerça, de modo irrepreensível, a plenitude do sacerdócio. Que ele vos sirva dia e noite, intercedendo junto a vós pelo seu povo, e oferecendo os dons da vossa Igreja. Pela força do Espírito Santo, que a plenitude do sacerdócio lhe comunica, concedei-lhe o poder de perdoar os pecados segundo o vosso mandamento, ele ele distribua os ministérios segundo o vosso preceito, e desligue todo o vínculo conforme o poder dado aos Apóstolos. Pela mansidão e pureza de coração, que ele seja para vós oferenda agradável por vosso Filho, Jesus Cristo. Por ele, ó Pai, recebeis com o Espírito Santo a glória, o poder e a honra na Igreja santa, agora e para sempre.
Ass: Amém.
30. Terminada a Prece de Ordenação, os Diáconos retiram o livro dos Evangelhos que seguravam sobre a cabeça do Ordenado, e um deles conserva o livro até que seja entregue ao Ordenado. Todos se sentam. O Ordenante principal e os Bispos ordenantes põem a mitra.
UNÇÃO DA CABEÇA E ENTREGA DO LIVRO DOS EVANGELHOS E DAS INSÍGNIAS
31. O Ordenante principal, revestido de gremial branco, recebe de um dos Diáconos o frasco com óleo do Crisma e unge a cabeça do Ordenado, ajoelhado diante dele, dizendo:
Pres: Deus, que te fez participar da plenitude do sacerdócio de Cristo, derrame sobre ti o bálsamo da unção, enriquecendo-te com a bênção da fecundidade espiritual.
Ao terminar a unção, o Ordenante principal lava as mãos.
32. O Bispo ordenante principal, recebe do Diácono o livro dos Evangelhos, entra-o ao Ordenado, dizendo:
Pres: Recebe o Evangelho e anuncia a palavra de Deus com toda a constância e desejo de ensinar.
O Diácono retoma o livro dos Evangelhos e o recoloca no seu lugar,
33. O Ordenante principal põe o anel no dedo anular da mão direita do Ordenado, dizendo:
Pres: Recebe este anel, símbolo da fidelidade; e com fidelidade invencível guarda sem mancha a Igreja, esposa de Deus.
34. Em seguida, o Ordenante principal impõe a mitra ao Ordenado, dizendo:
Pres: Recebe a mitra e brilhe em ti o esplendor da santidade, para que, quando vier o Príncipe dos pastores, mereças receber a imarcescível coroa da glória.
35. Por fim, entrega-lhe o báculo pastoral, dizendo:
Pres: Recebe o báculo, símbolo do serviço pastoral, e cuida de todo o rebanho, no qual o Espírito Santo te constituiu Bispo a fim de apascentar a Igreja de Deus.
36. Todos se levantam. O Ordenante principal convida o Ordenado a ocupar o primeiro lugar entre os Bispos concelebrantes.
37. Finalmente, tendo deposto o báculo, o Ordenado se levanta e recebe a saudação da paz do Ordenante principal e de todos os Bispos.
CANTO
SEGUIR-TE-EI, SEGUIR-TE-EI, Ó SENHOR,
E NA TUA ESTRADA CAMINHAREI.
1. SEGUIR-TE-EI NO CAMINHO DO AMOR
E DOAREI AO MUNDO A VIDA.
2. SEGUIR-TE-EI NO CAMINHO DA DOR
E A TUA CRUZ NOS SALVARÁ.
3. SEGUIR-TE-EI NO CAMINHO DA ALEGRIA
E A TUA LUZ NOS GUIARÁ.
38. A Missa prossegue como de costume. Diz-se a Profissão de fé, conforme as rubricas; omitem-se as Preces comunitárias.
OFERTÓRIO
39. Inicia-se o canto do ofertório, enquanto os ministros colocam no altar o corporal, o sanguinho , o cálice e o missal.
CANTO
VENHO, SENHOR, OFERECER COM ESSE VINHO E ESSE PÃO;
TUDO QUE EXISTE EM MEU SER,
TUDO QUE HÁ EM MEU CORAÇÃO.
VEJO AGORA EM TEU ALTAR ESSA OFERTA DE AMOR;
QUERO TAMBÉM TE CONSAGRAR TODA MINHA VIDA SENHOR
E QUANDO ESTE PÃO FOR LEVANTADO;
E JUNTO COM O VINHO CONSAGRADO
TAMBÉM AS MINHAS MÃOS A TI LEVANTAREI;
ENTOAREI LOUVORES AO MEU REI (2X)
40. Convém que os fiéis manifestem a sua participação, trazendo o pão e o vinho para a celebração da Eucaristia, ou outros dons para auxílio da comunidade e dos pobres.
41. O sacerdote, de pé, toma a patena com o pão e, elevando-a um pouco sobre o altar, reza em silêncio:
Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo pão que recebemos de vossa bondade, fruto da terra e do trabalho humano, que agora vos apresentamos, e para nós se vai tornar pão da vida.
Se não houver canto ao ofertório, poderá o sacerdote recitar em voz alta as palavras acima, e o povo acrescentar a aclamação:
Ass: Bendito seja Deus para sempre!
42. O diácono ou o sacerdote derrama o vinho e um pouco d'água no cálice, rezando em silêncio.
Pelo mistério desta água e deste vinho possamos participar da divindade do vosso Filho, que se dignou assumir a nossa humanidade.
43. Em seguida, o sacerdote toma o cálice e, elevando-o um pouco sobre o altar, reza em silêncio:
Bendito sejais, Senhor, Deus do universo, pelo vinho que recebemos de vossa bondade, fruto da videira e do trabalho humano, que agora vos apresentamos e que para nós se vai tornar vinho da salvação.
Coloca o cálice sobre o corporal.
Se não houver canto ao ofertório, poderá o sacerdote recitar em voz alta as palavras acima, e o povo acrescentar a aclamação:
Ass: Bendito seja Deus para sempre!
44. O sacerdote, inclinando, reza em silêncio:
De coração contrito e humilde, sejamos, Senhor, acolhidos por vós; e seja o nosso sacrifício de tal modo oferecido que vos agrade, Senhor, nosso Deus.
45. Se for oportuno, incensa as oferendas e o altar. Depois, o diácono ou o ministro incensa o sacerdote e o povo.
46. O sacerdote, de pé, ao lado do altar, lava as mãos, dizendo em silêncio:
Lavai-me, Senhor, de minhas faltas e purificai-me de meus pecados.
47. No meio do altar e voltado para o povo, estendendo e unindo as mãos, o sacerdote diz:
Pres: Orai, irmãos e irmãs, para que esta nossa família, reunida em nome de Cristo, possa oferecer um sacrifício que seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
Ass: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para a glória do seu nome, para o nosso bem e de toda a santa Igreja.
48. Em seguida, abrindo os braços, o sacerdote reza a oração sobre as oferendas.
Pres: Sejam de vosso agrado, ó Deus, estas oferendas que vos apresentamos em favor do vosso servo Ricardo Dias e revesti com as virtudes apostólicas, para o bem da Santa Igreja, aquele que escolhestes para bispo. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.
SANCTUS, SANCTUS, SANCTUS
DOMINUS DEUS SABAOTH.
PLENI SUNT CAELI ET TERRA GLORIA TUA.
HOSANNA IN EXCELSIS.
BENEDICTUS QUI VENIT IN NOMINE DOMINI.
HOSANNA IN EXCELSIS.
48. Em seguida, abrindo os braços, o sacerdote reza a oração sobre as oferendas.
Pres: Sejam de vosso agrado, ó Deus, estas oferendas que vos apresentamos em favor do vosso servo Ricardo Dias e revesti com as virtudes apostólicas, para o bem da Santa Igreja, aquele que escolhestes para bispo. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.
PREFÁCIO
O SACERDÓCIO DE CRISTO E O MINISTÉRIO SACERDOTAL
O SACERDÓCIO DE CRISTO E O MINISTÉRIO SACERDOTAL
Começando a Oração Eucarística, o sacerdote abre os braços e diz:
Pres: O Senhor esteja convosco.
Ass: Ele está no meio de nós.
Erguendo as mãos, o sacerdote prossegue:
Pres: Corações ao alto.
Ass: O nosso coração está em Deus.
O sacerdote, com os braços abertos, acrescenta:
Pres: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
Ass: É nosso dever e nossa salvação.
O sacerdote, de braços abertos, continua o prefácio.
Pres: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Pela unção do Espírito Santo, constituístes vosso Filho unigênito Pontífice da nova e eterna aliança. E estabelecestes que seu único sacerdócio se perpetuasse na Igreja. Por isso, vosso Filho, Jesus Cristo, enriqueceu a Igreja com um sacerdócio real. E, com bondade fraterna, escolhe homens que, pela imposição das mãos, participem do seu ministério sagrado. Em nome de Cristo, estes renovam para nós o sacrifício da redenção humana, servindo aos fiéis o banquete da Páscoa. Presidindo o povo na caridade, eles o alimentam com vossa palavra e o restauram com vossos sacramentos. Dando a vida por vós e pela salvação de todos, procuram assemelhar-se cada vez mais ao próprio Cristo, testemunhando, constantes, a fidelidade e o amor para convosco. Por essa razão, com os anjos do céu e com as mulheres e os homens da terra, unidos a todas as criaturas, proclamamos, jubilosos, a vossa glória, cantando a uma só voz.
CANTO
SANCTUS, SANCTUS, SANCTUS
DOMINUS DEUS SABAOTH.
PLENI SUNT CAELI ET TERRA GLORIA TUA.
HOSANNA IN EXCELSIS.
BENEDICTUS QUI VENIT IN NOMINE DOMINI.
HOSANNA IN EXCELSIS.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA III
49. O sacerdote, de braços abertos, diz:
Pres: Na verdade, vós sois santo, ó Deus do universo, e tudo o que criastes proclama o vosso louvor, porque, por Jesus Cristo, vosso filho e Senhor nosso, e pela força do Espírito Santo, dais vida e santidade a todas as coisas e não cessais de reunir o vosso povo, para que vos ofereça em toda parte, do nascer ao pôr-do-sol, um sacrifício perfeito.
50. Une as mãos e as estende sobre as oferendas, dizendo:
Pres: Por isso, nós vos suplicamos: santificai pelo Espírito Santo as oferendas que vos apresentamos para serem consagradas,
Une as mãos e traça o sinal da cruz sobre o pão e o cálice ao mesmo tempo, dizendo:
a fim de que se tornem o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso, que nos mandou celebrar este mistério.
51. Nas fórmulas que se seguem, as palavras do Senhor sejam proferidas de modo claro e audível, como requer a sua natureza.
Pres: Na noite em que ia ser entregue,
toma o pão, mantendo-o um pouco elevado sobre o altar,inclina-se levemente, e prossegue:
ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos.
Mostra ao povo a hóstia consagrada, coloca-a na patena, fazendo genuflexão para adorá-la.
52. Então prossegue:
Do mesmo modo, ao fim da ceia,
toma o cálice nas mãos, mantendo-o um pouco elevado sobre o altar, inclina-se levemente, e prossegue:
ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente e o deu a seus discípulos.
Mostra o cálice ao povo, coloca-o sobre o corporal e faz genuflexão para adorá-lo.
53. Em seguida, diz:
Eis o mistério da fé!
Ass: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.
54. O sacerdote, de braços abertos, diz:
Pres: Celebrando agora, ó Pai, a memória do vosso Filho, da sua paixão que nos salva, da sua gloriosa ressurreição e da sua ascensão ao céu, e enquanto esperamos a sua nova vinda, nós vos oferecemos em ação de graças este sacrifício de vida e santidade.
Pres: Olhai com bondade a oferenda da vossa Igreja, reconhecei o sacrifício que nos reconcilia convosco e concedei que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue do vosso Filho, sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos em Cristo um só corpo e um só espírito.
1C: Que ele faça de nós uma oferenda perfeita para alcançarmos a vida eterna com os vossos santos: a virgem Maria, mãe de Deus, são José, seu esposo, os vossos apóstolos e mártires, Santo Antão e de todos os santos, que não cessam de interceder por nós na vossa presença.
2C: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o vosso servo, o Papa Leão e vosso servo Ricardo Dias que hoje ordenastes como pastor da Igreja, os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
2C: Atendei as preces da vossa família, que está aqui, na vossa presença. Reuni em vós, Pai de misericórdia, todos os vossos filhos e filhas dispersos pelo mundo inteiro.
3C: Acolhei com bondade no vosso reino os nossos irmãos e irmãs que partiram desta vida e todos os que morreram na vossa amizade. Unidos a eles, esperamos também nós saciar-nos eternamente da vossa glória,
Une as mãos
por Cristo, Senhor nosso.
3C: Por ele dais ao mundo todo bem e toda graça.
55. Ergue o cálice e a patena com a hóstia, dizendo:
Pres: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
Ass: Amém!
RITO DA COMUNHÃO
56. Tendo colocado o cálice e a patena sobre o altar, o sacerdote diz unindo as mãos:
Pres: Antes de participar do banquete da Eucaristia, sinal de reconciliação e vínculo de união fraterna, rezemos, juntos, como o Senhor nos ensinou:
O sacerdote abre os braços e prossegue com o povo:
Ass: Pai nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos daí hoje, perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
57. O sacerdote prossegue sozinho, de braços abertos:
Pres: Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo salvador.
O sacerdote une as mãos. O povo conclui a oração aclamando:
Ass: Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre!
58. O sacerdote, de braços abertos, diz em voz alta:
Pres: Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade.
O sacerdote une as mãos e conclui:
Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo.
O povo responde:
Ass: Amém.
59. O sacerdote, estendendo e unindo as mãos, acrescenta:
Pres: A paz do Senhor esteja sempre convosco.
O povo responde:
Ass: O amor de Cristo nos uniu.
FRAÇÃO DO PÃO
60. Em seguida, o sacerdote parte o pão consagrado sobre a patena e coloca um pedaço no cálice, rezando em silêncio:
Pres: Esta união do Corpo e do Sangue de Jesus, o Cristo e Senhor nosso, que vamos receber, nos sirva para a vida eterna.
Enquanto isso, canta-se:
CANTO
AGNUS DEI, QUI TOLLIS PECCATA MUNDI
MISERERE NOBIS, MISERERE NOBIS.
AGNUS DEI, QUI TOLLIS PECCATA MUNDI
MISERERE NOBIS, MISERERE NOBIS.
AGNUS DEI, QUI TOLLIS PECCATA MUNDI
DONA NOBIS PACEM, DONA NOBIS PACEM.
Essas palavras podem ser repetidas várias vezes, se a fração do pão se prolonga. Contudo, na última vez se diz: dai-nos a paz.
61. O sacerdote, de mãos unidas, reza em silêncio:
Pres: Senhor Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que cumprindo a vontade do Pai e agindo com o Espírito Santo, pela vossa morte destes vida ao mundo, livrai-me dos meus pecados e de todo mal; pelo vosso Corpo e pelo vosso Sangue, dai-me cumprir sempre a vossa vontade e jamais separar-me de vós.
Ou:
Senhor Jesus Cristo, o vosso Corpo e o vosso Sangue, que vou receber, não se tonem causa de juízo e condenação; mas, por vossa bondade, sejam sustento e remédio para a minha vida.
62. O sacerdote faz genuflexão, toma a hóstia, elevando-a sobre a patena, diz em voz alta, voltado para o povo:
Pres: Quem come minha Carne e bebe meu Sangue permanece em mim e eu nele. Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
Ass: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo.
COMUNHÃO
63. O sacerdote, voltado para o altar, reza em silêncio:
Que o Corpo de Cristo me guarde para a vida eterna.
Comunga o Corpo de Cristo.
Depois, segura o cálice e reza em silêncio:
Que o Sangue de Cristo me guarde para a vida eterna.
Comunga o Sangue de Cristo.
64. Toma a patena ou o cibório e, mostrando a hóstia um pouco elevada aos que vão comungar e diz a cada um:
O Corpo de Cristo.
O que vai comungar responde:
Amém.
O diácono, ao distribuir a sagrada comunhão, procede do mesmo modo.
65. Se houver comunhão sob as duas espécies, observe-se o rito prescrito.
66. Enquanto o sacerdote comunga do Corpo de Cristo, faça se a oração da comunhão espiritual e em seguida inicia-se o canto da comunhão.
ORAÇÃO DE COMUNHÃO ESPIRITUAL
Todos: Meu Jesus, Eu creio que estais presente no Santíssimo Sacramento do Altar.Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós.Mas como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, ao meu coração.Abraço-me convosco come se já estivésseis comigo:uno-me Convosco inteiramente. Ah! Não permitais que torne a Separar-me de vós! Amém!
Desamarrem as sandálias
1. AO RECEBERMOS, SENHOR
TUA PRESENÇA SAGRADA
PRA CONFIRMAR TEU AMOR
FAZ DE NÓS TUA MORADA
SURGE UM SINCERO LOUVOR
BROTA A SEMENTE PLANTADA
FAZ-NOS SEGUIR TEU CAMINHO
SEMPRE TRILHAR TUA ESTRADA
DESAMARREM AS SANDÁLIAS E DESCANSEM
ESTE CHÃO É TERRA SANTA, IRMÃOS MEUS
VENHAM, OREM, COMAM, CANTEM
VENHAM TODOS
E RENOVEM A ESPERANÇA NO SENHOR
2. O FILHO DE DEUS COM O PAI
E O ESPÍRITO SANTO
NESTA TRINDADE UM SÓ SER
QUE PEDE A NÓS SERMOS SANTOS
DAI-NOS, JESUS, TEU PODER
DE SE DOAR SEM MEDIDAS
DEIXA QUE COMPREENDAMOS
QUE ESTE É O SENTIDO DA VIDA
3. AO VIRMOS TE RECEBER,
NÓS TE PEDIMOS, Ó CRISTO
FAZ VIBRAR NOSSO SER,
INDO AO ENCONTRO AO PAI SANTO
SEM DESCUIDAR DOS IRMÃOS
MIL FACES DA TUA FACE,
FAZES QUE O CORAÇÃO SINTA
A FORÇA DA CARIDADE
67. Terminada a comunhão, o sacerdote, o diácono ou acólito purifica a patena e o cálice.
Enquanto se faz a purificação, o sacerdote reza em silêncio:
Fazei, Senhor,que conservemos num coração puro o que a nossa boca recebeu. E que esta dádiva temporal e transforme para nós em remédio eterno.
68. O sacerdote pode voltar a cadeira. É aconselhável guardar um momento de silêncio ou recitar algum salmo ou canto de louvor.
Oração de São Francisco
SENHOR, FAZEI-ME INSTRUMENTO DE VOSSA PAZ.
ONDE HOUVER ÓDIO, QUE EU LEVE O AMOR;
ONDE HOUVER OFENSA, QUE EU LEVE O PERDÃO;
ONDE HOUVER DISCÓRDIA, QUE EU LEVE A UNIÃO;
ONDE HOUVER DÚVIDA, QUE EU LEVE A FÉ;
ONDE HOUVER ERRO, QUE EU LEVE A VERDADE;
ONDE HOUVER DESESPERO, QUE EU LEVE A ESPERANÇA;
ONDE HOUVER TRISTEZA, QUE EU LEVE ALEGRIA;
ONDE HOUVER TREVAS, QUE EU LEVE A LUZ.
Ó MESTRE, FAZEI QUE EU PROCURE MAIS
CONSOLAR QUE SER CONSOLADO;
COMPREENDER, QUE SER COMPREENDIDO;
AMAR, QUE SER AMADO.
POIS É DANDO QUE SE RECEBE,
É PERDOANDO QUE SE É PERDOADO,
E É MORRENDO QUE SE VIVE
PARA A VIDA ETERNA.
DEPOIS DA COMUNHÃO
69. De pé, junto à cadeira ou ao altar, o sacerdote diz:
Pres: Oremos.
E todos, com o sacerdote, rezam algum tempo de silêncio, se ainda não o fizeram. Em seguida o sacerdote abrindo os braços diz a oração:
Pres: Ó Deus, pela força da Eucaristia, derramai sobre o nosso bispo Ricardo Dias os dons de vossa graça, para que desemprenhe dignamente seu ministério pastoral e, servindo com fidelidade, alcance a recompensa eterna. Por Cristo, nosso Senhor.
Ass: Amém.
TE DEUM
70. Terminada a Oração depois da comunhão, canta-se o hino "Te Deum, laudamus" (A vós, ó Deus), ou outro hino correspondente, conforme os costumes do lugar. Enquanto isso o Bispo ordenado, de mitra e báculo, é conduzido pela igreja pelos dois Bispo ordenantes, dando a bênção a todos.
TE DEUM LAUDAMUS: TE DOMINUM CONFITEMUR.
TE AETERNUM PATREM OMNIS TERRA VENERATUR.
TIBI OMNES ANGELI; TIBI CAELI ET UNIVERSAE POTESTATES;
TIBI CHERUBIM ET SERAPHIM INCESSABILI VOCE PROCLAMANT:
SANCTUS, SANCTUS, SANCTUS, DOMINUS DEUS SABAOTH.
PLENI SUNT CAELI ET TERRA MAIESTATIS GLORIAE TUAE.
TE GLORIOSUS APOSTOLORUM CHORUS,
TE PROPHETARUM LAUDABILIS NUMERUS,
TE MARTYRUM CANDIDATUS LAUDAT EXERCITUS.
TE PER ORBEM TERRARUM SANCTA CONFITETUR ECCLESIA, PATREM IMMENSAE MAIESTATIS:
VENERANDUM TUUM VERUM ET UNICUM FILIUM;
SANCTUM QUOQUE PARACLITUM SPIRITUM.
TU REX GLORIAE, CHRISTE.
TU PATRIS SEMPITERNUS ES FILIUS.
TU AD LIBERANDUM SUSCEPTURUS HOMINEM,
NON HORRUISTI VIRGINIS UTERUM.
TU, DEVICTO MORTIS ACULEO,
APERUISTI CREDENTIBUS REGNA CAELORUM.
TU AD DEXTERAM DEI SEDES, IN GLORIA PATRIS.
IUDEX CREDERIS ESSE VENTURUS.
TE ERGO QUAESUMUS, TUIS FAMULIS SUBVENI:
QUOS PRETIOSO SANGUINE REDEMISTI.
AETERNA FAC CUM SANCTIS TUIS IN GLORIA NUMERARI.
"SALVUM FAC POPULUM TUUM, DOMINE, ET BENEDIC HEREDITATI TUAE.
ET REGE EOS, ET EXTOLLE ILLOS USQUE IN AETERNUM.
PER SINGULOS DIES BENEDICIMUS TE;
ET LAUDAMUS NOMEN TUUM IN SAECULUM, ET IN SAECULUM SAECULI.
DIGNARE, DOMINE, DIE ISTO SINE PECCATO NOS CUSTODIRE.
MISERERE NOSTRI DOMINE,
MISERERE NOSTRI.
FIAT MISERICORDIA TUA, DOMINE, SUPER NOS,
QUEMADMODUM SPERAVIMUS IN TE.
IN TE, DOMINE, SPERAVI: NON CONFUNDAR IN AETERNUM."
71. Após o hino, o Ordenado, de pé, junto ao altar, de mitra e báculo, pode dirigir breve alocução ao povo.
71. Após o hino, o Ordenado, de pé, junto ao altar, de mitra e báculo, pode dirigir breve alocução ao povo.
BENÇÃO FINAL
72. O Bispo que presidiu a Liturgia eucarística, dá a bênção. Em lugar da bênção habitual, pode-se dar uma bênção mais solene, como segue:
O Ordenante principal, de mãos estendidas sobre o Ordenado e o povo, diz:
Pres: O Senhor esteja convosco.
O povo responde:
Ass: Ele está no meio de nós.
O diácono diz:
Diac: Inclinai-vos para receber a bênção.
O bispo ordenante estende as mãos:
Pres: Que Deus te abençoe e te guarde, e assim como de fez pontífice de seu povo, conceda-te ser feliz nesta vida e participar da eterna felicidade.
Ass: Amém.
Pres: Conceda-te governar com êxito, por muitos anos, com sua graça e tua solicitude, o clero e o povo que ele reuniu.
Ass: Amém.
Pres: Obedecendo aos preceitos divinos, livres de todas adversidades e enriquecidos de todos os bens, e seguindo a tua orientação, gozem de paz neste mundo e mereçam reunir-se contigo na comunidade dos santos.
Ass: Amém.
O sacerdote abençoa o povo, dizendo:
Pres: E a todos vós, aqui reunidos, abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Ass: Amém.
73. Depois, o diácono ou o próprio sacerdote diz ao povo, unindo as mãos:
Diác: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.
Ass: Graças a Deus.
74. Então o sacerdote beija o altar em sinal de veneração, como no início. Feita a devida reverência, retira-se com os ministros.
CANTO
1. SENHOR, TOMA MINHA VIDA NOVA,
ANTES QUE A ESPERA DESGASTE ANOS EM MIM.
ESTOU DISPOSTO AO QUE QUEIRAS
NÃO IMPORTA O QUE SEJA, TU CHAMAS-ME A SERVIR!
LEVA-ME AONDE OS HOMENS NECESSITEM TUA PALAVRA,
NECESSITEM DE FORÇA DE VIVER.
ONDE FALTE A ESPERANÇA, ONDE TUDO SEJA TRISTE
SIMPLESMENTE POR NÃO SABER TI!
2. TE DOU MEU CORAÇÃO SINCERO
PARA GRITAR SEM MEDO, FORMOSO É TEU AMOR.
SENHOR, TENHO ALMA MISSIONÁRIA
CONDUZA-ME À TERRA QUE TENHA SEDE DE TI.
3. E, ASSIM EU PARTIREI CANTANDO
POR TERRAS ANUNCIANDO TUA BELEZA.
SENHOR, TEREI MEUS BRAÇOS SEM CANSAÇO
TUA HISTÓRIA EM MEUS LÁBIOS E A FORÇA NA ORAÇÃO.