Este site não pertence a Igreja Católica da realidade. Somos uma representação dela em um jogo virtual conhecido como Minecraft.

Livreto Celebrativo - Bênção da Sede do Vatican News


CELEBRAÇÃO DA BÊNÇÃO DA SEDE DO VATICAN NEWS PRESIDIDA PELO SANTO PADRE, LEÃO III


RITOS INICIAIS

621. Reunida a assembleia, pode cantar-se um cântico apropria do. Terminado o cântico o celebrante diz:

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Todos se benzem e respondem:

Amen.

622. O celebrante saúda os presentes, dizendo:

Deus, que enviou ao mundo o seu Filho, como mensageiro da salvação e continuamente derrama em nossos corações o Espírito da verdade, esteja convosco. ou outras palavras apropriadas, de preferência tomadas da Sagrada Escritura.

Todos respondem:

Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo. ou de outro modo apropriado.

623. O celebrante prepara os presentes para receberem a bênção, dizendo estas palavras ou outras semelhantes:

Deus, cuja bondade e sabedoria não têm limites, ilumina constantemente a inteligência dos homens para abrirem novos meios de comunicar entre si e transmitir todo o género de informações. Estas invenções da técnica, correctamente utilizadas, são de grande proveito para a humanidade, uma vez que contribuem não só para prestar auxílio em determinadas emergências, mas também para fomentar a cultura e a distracção do espírito, e ainda, em certas ocasiões, para propagar e consolidar o reino de Deus.


LEITURA DA PALAVRA DE DEUS

624. O leitor ou um dos presentes ou o próprio celebrante lê um texto da Sagrada Escritura.

Mc 16, 14a.15.20: «Pregai o Evangelho a toda a criatura»

Escutai, irmãos, as palavras do santo Evangelho segundo São Marcos Quando os Onze estavam à mesa, Jesus apareceu-lhes e disse -lhes: «Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas quem não acreditar será condenado. Eis os milagres que acompanharão os que acreditarem: expulsarão os demónios em meu nome; falarão novas línguas; se pegarem em serpentes ou beberem veneno, não sofrerão nenhum mal; e quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados».E assim o Senhor Jesus, depois de ter falado com eles, foi elevado ao Céu e sentou-Se à direita de Deus. Eles partiram a pregar por toda a parte, e o Senhor cooperava com eles, confirmava palavra com os milagres que a acompanhavam.


626. Conforme as circunstâncias, pode dizer-se ou cantar-se um salmo responsorial ou outro cântico apropriado.


Salmo 18 A (l9 A), 2-5 (R. 5)

R. O eco da sua voz estendeu-se a toda a terra e a sua mensagem até aos confins do mundo.


Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. O dia transmite ao outro esta mensagem e a noite a dá a conhecer à outra noite. R. 


Não são palavras nem linguagem cujo sentido se não perceba. O seu eco ressoou por toda a terra e a sua notícia até aos confins do mundo. R.

 

627. Conforme as circunstâncias, o celebrante faz uma breve alocução aos presentes, explicando a leitura bíblica, para que compreendam à luz da fé o significado da celebração.


PRECES

628. Se parecer oportuno, antes da oração de bênção pode fazer -se a oração comum. Das invocações que a seguir se pro põem, o celebrante pode escolher as que parecerem mais apropriadas ou acrescentar outras mais directamente relacionadas com as circunstâncias.

A facilidade de comunicação entre os homens, se é correcta mente utilizada, contribui em grande medida para o progresso da família humana e corresponde à intenção de Deus, que quer ver os homens unidos na verdade e na liberdade. Proclamemos numa só voz as maravilhas de Deus, dizendo:


R. Como são admiráveis, Senhor, as vossas obras!


Bendito sejais, Senhor, sabedoria eterna,que iluminais a inteligência dos homens e, com a vossa bênção, fazeis progredir as suas iniciativas. R.


Bendito sejais, Senhor, que, através das realidades visíveis, nos animais a perscrutar continuamente as realidades invisíveis. R.


Bendito sejais, Senhor,que nunca deixais de revelar os segredos da vossa omnipotência àqueles que Vos procuram de coração sincero R.


Bendito sejais, Senhor, que levais os homens a investigar os mistérios da natureza e a reconhecer-Vos e louvar-Vos como seu autor e providência. R.


Bendito sejais, Senhor, que quereis reunir em Cristo os vossos filhos, dispersos por causa do pecado, para que formem em toda a terra uma só família. R.


Bendito sejais, Senhor, que quereis que o Evangelho do reino seja anunciado a todos os povos, para que Vos reconheçam como único Deus verdadeiro e Aquele que enviastes ao mundo, Jesus Cristo,vosso Filho. R.


Segue-se a oração de bênção, como adiante se indica.

629. Se não se dizem as preces, antes da oração de bênção o celebrante diz:

Oremos.

Todos oram em silêncio durante algum tempo. A seguir o celebrante diz a oração de bênção.


ORAÇÃO DE BÊNÇÃO

630. Então o celebrante, de braços abertos, diz a oração de bênção:

Humildemente Vos bendizemos, Senhor Deus omnipotente, que iluminais e estimulais o homem a investigar os mistérios da natureza e a aperfeiçoar as maravilhas do universo por Vós criado. Olhai com bondade, Senhor, para os vossos servos que vão utilizar estes instrumentos técnicos, fruto de longo e laborioso esforço. Fazei que eles comuniquem a verdade, defendam a justiça, fomentem a caridade, propaguem a alegria e promovam entre todos a paz que do Céu nos trouxe Cristo Nosso Senhor, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

R. Amen.

631. Depois da oração de bênção, se parecer oportuno, o celebrante asperge com água benta os presentes e o local, enquanto se entoa um cântico apropriado.


CONCLUSÃO

632. O celebrante conclui o rito da bênção, dizendo, com as mãos estendidas sobre os presentes:

Deus, criador do universo, que em todo o tempo continua a realizar maravilhas, ilumine a nossa mente, para que O reconheçamos cada vez mais plenamente e trabalhemos sempre pela promoção da verdade e da paz.

R. Amen.

E acrescenta:

E a vós todos aqui presentes, 

abençoe-vos Deus todo-poderoso,

Pai, Filho # e Espírito Santo.

R. Amen.

633. É conveniente terminar a celebração com um cântico apropriado.