PAVLVS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI
Aos dileto filho Ítalo Gabriel e a todos que esta lerem, saudações e bênçãos do Senhor.
"O Filho de Deus aprendeu a obediência por meio dos sofrimentos que teve. Tendo chegado à perfeição, tornou-se causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem" (cf. Hb 5,8-9).
A Santa Igreja reúne as porções do povo de Deus, presente através de dioceses pelo mundo inteiro e suas jurisdições, cuidando dos interesses comuns e das necessidades espirituais dos Cristãos pertencentes às suas igrejas particulares.
Na tarefa difícil de apascentar todo esse rebanho há muitos irmãos que devido a obstáculos da vida pessoal não conseguem se dedicar ao seu serviço na igreja de forma coerente e responsável. Os homens do povo de Deus precisam aprender o momento de pedir afastamento de suas funções, como na vida e dinâmica da igreja em geral, tendo chegado o tempo e meditado a sua incapacidade de continuar a servir, os bispos, padres pedem para se afastar de ofícios mais trabalhosos e se dedicam de forma menos ativa ao reino de Deus.
Desta forma, diante da situação a nós apresentada e a incapacidade deste nosso irmão de ajudar a Igreja de Deus, tendo o parecer favorável da Congregação para os Bispos, viemos por meio desta, DECRETAR, DEFINIR E PROCLAMAR A EXONERAÇÃO de Dom Ítalo Cardeal Gabriel, das funções do colégio cardinalício na cúria romana e de seu ministério episcopal, deixando vacante a sede titular de Palestrina. Com esta definição, o mencionado clérigo retorna ao estado presbiteral na condição de sacerdote emérito. A partir da publicação deste decreto, seja ele tratado na dignidade de sacerdote, utilizando as vestes que lhe são cabíveis. Sejam retiradas as insígnias e características do episcopado.
Por fim, rogamos a intercessão da Virgem Maria por esse nosso irmão, para que cumprindo fielmente seu serviço continue agora servindo em paz como presbítero da Santa Igreja, munido de todos os direitos e deveres que cabe a este ministério.
Dado em Roma, junto a São Pedro, aos 13 dias de Abril do ano Santo de 2021, primeiro de nosso pontificado.
PAULO III
Pontifex et Papa